Grupo Boticário lança Relatório ESG 2024

Grupo Boticário lança Relatório ESG 2024

Avanços consistentes refletem a sólida governança e a estratégia ESG do Grupo com destaque para economia circular, agenda Social e novos recursos de acessibilidade

O Grupo Boticário acaba de lançar o Relatório ESG 2024, reforçando seu inegociável compromisso com Uma Beleza de Futuro e evidenciando os avanços consistentes em sua jornada ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês). O documento consolida a posição da companhia como referência nacional e internacional em impacto socioambiental, destacando sua presença entre as 10 empresas de beleza mais sustentáveis do mundo, segundo o ranking setorial do Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P Global.
Alinhado às principais diretrizes globais de transparência e governança corporativa, o relatório traz a evolução dos principais indicadores, refletindo um modelo de negócio que integra a agenda ESG de forma estruturante, estratégica e permanente em sua visão de longo prazo.
A mensagem de abertura do relatório, assinada pelo CEO Fernando Modé, destaca a força do propósito que guia a companhia: criar oportunidades para a beleza transformar a vida das pessoas, e o mundo ao seu redor. Com esse objetivo, o Grupo fortaleceu seu ecossistema de atuação, ampliou seu impacto positivo e anunciou um investimento histórico de mais de R$ 4 bilhões que inclui a construção de uma nova fábrica em Minas Gerais, com geração significativa de empregos e expansão operacional nos próximos anos.
Os resultados financeiros de 2024 atingiram a marca de R$ 35,7 bilhões em vendas totais (GMV – Gross Merchandise Volume), o que representa crescimento de 19% em relação ao ano anterior, provando que é possível alinhar crescimento robusto à agenda ESG e geração de valor sustentável a todos seus stakeholders – colaboradores, revendedores, franqueados, distribuidores, fornecedores parceiros, clientes e sociedade. 
Essa consistência é sustentada por uma governança bem estruturada, times preparados e processos robustos, que garantem não só a agilidade diante das demandas do mercado, mas também a capacidade de antecipar tendências. Mesmo sem ser uma companhia de capital aberto, o Grupo Boticário adota rigorosas metodologias e frameworks internacionais para reportar suas práticas, como GRI (Global Reporting Initiative), TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures), TNFD (Task Force on Nature-Related Financial Disclosures) e SASB (Sustainability Accounting Standards Board), permitindo comparabilidade e padronização. Isso demonstra um inegociável compromisso com a transparência e com uma gestão orientada por métricas bem definidas e auditáveis.
“Para muitos, valor é o que se ganha. Para nós, valor é também o que se deixa. Quando falamos do Relatório ESG 2024, ainda que não tenhamos as mesmas obrigações regulatórias de uma empresa com capital aberto, acreditamos que este documento é mais do que um compromisso com o futuro, é a demonstração de que é possível inovar com responsabilidade e comunicar com inclusão, sempre  em linha ao nosso propósito. Desta forma, buscamos inspirar nossa cadeia de valor e ir além”, diz Fabiana De Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo. “A agenda ESG depende do engajamento de todos, dentro e fora, para que as mudanças necessárias se tornem possíveis. Seguimos determinados a crescer de forma responsável e integrada”, complementa.
Metas consistentes, compromissos concretos e um olhar inclusivo para o futuro
O olhar para o futuro é tão ambicioso quanto responsável, por isso, na edição 2024 do documento, o Grupo Boticário traz avanços importantes em direção à inclusão e à inovação ao lançar um dos Relatórios de ESG mais acessíveis de seu setor. Foram implementados novos recursos de acessibilidade para promover uma experiência mais inclusiva a diferentes públicos. Essa iniciativa posiciona o Grupo como referência também na forma de comunicar seus avanços ESG, ampliando o alcance e a transparência das informações.

Inovação sustentável

Até 2030, a empresa mantém metas consistentes de redução das emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor, com base na ciência e em alinhamento às diretrizes do SBTi (Science Based Targets initiative). Os resultados de 2024  incluem ações como investimentos em inovação sustentável, transição energética e logística de baixo carbono, evidenciando a integração da agenda climática à estratégia de negócios. Outro avanço neste sentido foi a expansão do Programa Energia do Amanhã, lançado em 2023, em formato piloto, para aquisição de energia renovável para lojas próprias da empresa em Minas Gerais. Ano passado, o programa foi estendido para 300 pontos de venda da rede franqueada localizados nas quatro regiões do Brasil.
Outro destaque é a meta de garantir que 100% dos produtos de marcas próprias sejam veganos até dezembro de 2026. No ano passado, a companhia atingiu o marco de 97,6% desse objetivo.
Em relação à gestão de resíduos, os avanços seguem consistentes. Somente nas fábricas e centros de distribuição, 96% dos resíduos gerados foram reciclados. Nas lojas físicas, a economia circular segue como destaque por meio do Boti Recicla – maior programa de logística reversa do Brasil no setor de cosméticos em número de pontos de coleta – que registrou um aumento de 85% em embalagens coletadas em 2024 em comparação a 2023, fortalecendo sua relevância e capilaridade em todo o território nacional.
O Grupo Boticário também investe no aproveitamento de materiais recolhidos em programas de logística reversa. Atualmente, 128 lojas da marca de consumo O Boticário seguem o modelo sustentável, com mobiliário e/ou paredes feitas com plástico reciclado e resíduos de baixa reciclabilidade, como tecido e isopor. A 100ª loja neste formato, localizada em Guaianases, na zona leste de São Paulo (SP), foi inaugurada no final de 2024 totalizando mais de 100 toneladas de plástico reciclado nas suas estruturas. Até o final deste ano, a expectativa é chegar a 150 lojas sustentáveis.

Empreendedorismo

No campo social, o Grupo segue com uma atuação consistente por meio do  Instituto Grupo Boticário tendo o empreendedorismo como eixo central. Das mais de 420 mil oportunidades criadas desde 2022, para capacitação profissional e empreendedorismo, 48% foram geradas apenas em 2024 – apontando a evolução do compromisso da empresa  em contribuir ativamente para a redução da desigualdade social da população e impactar positivamente a qualidade de vida dos parceiros de negócio do ecossistema da beleza.
Um projeto de grande destaque é o Empreendedoras da Beleza, um dos maiores programas de capacitação gratuita do país que  já formou mais de 80 mil mulheres no setor da beleza desde 2021, impulsionando o empreendedorismo feminino – 57% das alunas relatam aumento de renda. Em seu 8º ciclo, o programa está com inscrições abertas até o dia 12 de julho no site: https://empreendedorasdabelezagb.com.br/.
A atuação de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário segue integrada às áreas de negócio abrangendo cinco pilares – pessoas, cadeia de valor, comunicação, produtos e impacto social – e cinco dimensões de diversidade –  mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, gerações (pessoas 45+) e a comunidade LGBTQIA+. Com uma jornada trilhada por um movimento de dentro para fora da empresa, o Grupo segue evoluindo internamente quanto à representatividade, sendo que 62% de seus colaboradores são mulheres e 46% são pessoas negras.
Para além dos seus muros, a companhia também estimula o empreendedorismo de pessoas diversas por meio da inclusão em toda a cadeia de valor. Em 2024, 96% da rede franqueada participou dos treinamentos do Programa de Formação em Diversidade, que conta com trilhas obrigatórias para a força de vendas sobre anti-LGBTfobia, antirracismo, anticapacitismo e antietarismo.
A Comunidade Beleza Livre,  iniciativa que conecta mais de 2 mil pessoas diversas para o codesenvolvimento de produtos com objetivo de ampliar a diversidade e inclusão do portfólio das marcas de consumo da companhia, completou dois anos e já soma mais de 55 projetos, como, por exemplo, os Pincéis acessíveis de Quem Disse, Berenice?, a Linha Match Ciência das Curvas de O Boticário, e os Pincéis acessíveis articulados de Make B, também de O Boticário.
O Relatório ESG 2024 é mais que um documento, mas sim uma comprovação concreta de que é possível crescer respeitando as pessoas e o meio ambiente e promovendo prosperidade coletiva em prol de Uma Beleza de Futuro. Acesse o relatório completo em: https://www.grupoboticario.com.br/uma-beleza-de-futuro/

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *