Mercado de ingressos online deve faturar mais de US$ 101 bilhões até 2029

Mercado de ingressos online deve faturar mais de US$ 101 bilhões até 2029

Setor cresce no Brasil, mas consumidores devem ficar atentos a fraudes

A venda de ingressos para shows e outros tipos de eventos está em alta no Brasil. Para 2025, já estão confirmados espetáculos de grande porte, e a agenda permanece lotada até o fim do ano, com algumas das principais estrelas da música desembarcando no país.

No cenário global, esse mercado também vive um momento positivo. De acordo com a Mordor Intelligence, a expectativa é que as receitas ultrapassem US$ 101 bilhões até 2029.

Por outro lado, a alta demanda por ingressos abre espaço para crimes cibernéticos, com as fraudes crescendo, sobretudo diante do avanço da digitalização. Por isso, comprar ingressos online exige atenção e medidas de segurança.

Brasil registra alta nas vendas de shows e festivais

O setor de eventos musicais sofreu impactos durante a pandemia, mas conseguiu se recuperar e hoje apresenta um cenário de crescimento. Segundo dados da PwC, o Brasil teve uma alta de 4,8% nas receitas desse segmento, alcançando US$ 174 milhões.

A Eventim, uma das principais plataformas de vendas no país, chega a vender cerca de seis milhões de ingressos por ano. Globalmente, os números chegam a 250 milhões, segundo informações da empresa.

Jorge Reis, CEO da Eventim, destacou em entrevista à Exame que a infraestrutura brasileira para receber grandes eventos melhorou, o que atraiu mais interesse de artistas internacionais. Uma tendência atual é a utilização de estádios de futebol como palco, caso do Allianz Parque, em São Paulo, e do Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Quase metade dos brasileiros investe em eventos musicais

Além das melhorias estruturais, o sucesso do setor também está ligado ao interesse do público brasileiro. Segundo levantamento da Opinion Box, em parceria com o Serasa, 46% dos entrevistados reservam parte do orçamento para shows.

Além disso, 56% afirmam fazer um planejamento financeiro para garantir que a presença em eventos não comprometa as finanças. O cartão de crédito costuma ser a opção preferida, principalmente quando há possibilidade de parcelamento sem juros.

A demanda é maior para shows nacionais, que têm a preferência de 62% do público, enquanto artistas internacionais — geralmente com ingressos mais caros — atraem 27%.

Como se proteger de golpes ao comprar ingressos?

Com a expansão do mercado on-line, criminosos cibernéticos têm focado em compradores de ingressos para aplicar golpes na internet. Ferramentas como VPNs e robôs, por exemplo, são usadas para enganar consumidores desatentos.

De acordo com especialistas da Hostinger, uma das maiores empresas em operação no setor de hospedagem de sites no Brasil, uma forma prática de se proteger é comprar apenas por meio de canais oficiais, como o site oficial ou redes sociais verificadas da plataforma de vendas.

Outro ponto importante é verificar se o endereço do site contém o certificado de segurança “https”. Além disso, é necessário atenção quando forem solicitadas informações pessoais que não sejam indispensáveis para a compra.

Nos casos de sites de revenda, que podem ser uma alternativa quando os ingressos oficiais estão esgotados, a recomendação é ter ainda mais cautela, buscando referências antes de fechar a compra.

Apesar dos riscos, seguir essas medidas ajuda o consumidor a adquirir ingressos com segurança. Com vários shows programados para os próximos meses, o público brasileiro continua movimentando o setor, o que deve garantir mais resultados positivos em 2025.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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