Mercado imobiliário tem nova ferramenta de dados

Mercado imobiliário tem nova ferramenta de dados

Informações disponíveis sobre compra, venda, locação e lançamentos permitem uma análise fiel do setor na Grande Curitiba

A previsibilidade é um dos principais fatores de sucesso nos negócios. Com isso em mente, a Rede Una Imóveis Conectados, entidade que reúne 46 imobiliárias de Curitiba e Região Metropolitana, desenvolveu o Índice Una. Após um ano de testes, validação e aperfeiçoamento da tecnologia, o banco de dados já tem compiladas no sistema informações sobre vendas de imóveis dos associados da Rede Una ao longo de todo o ano de 2024.

“Estamos fazendo uma projeção do futuro, usando o presente, sem desconsiderar o passado”, conta Gerson Carlos da Silva, vice-presidente da Rede Una e responsável direto pelo desenvolvimento do projeto. Por meio do Índice Una é possível fazer comparativos por trimestre, semestre ou ano, considerando variáveis como tipologia de imóvel (número de cômodos, residencial, comercial); filtro por bairro e tipo de negócio (à vista, financiado, consorciado), dentre outras.

“É uma gama gigante de informações, que permite ao usuário do sistema a escolha do filtro mais adequado para medir variações. Outra grande vantagem é o dinamismo da informação, como investimos em sistemas e tecnologia, nosso usuário pode fazer pesquisas instantâneas por período dentro de uma infinidade de possibilidades oferecida”, acrescenta Gerson da Silva.

Públicos diversos

Ainda de acordo com o desenvolvedor, as informações disponíveis no Índice Una não se restringem aos associados da Rede Una, visto que a base de dados disponível é útil para todos os interessados em informações acerca do mercado imobiliário. “São diversos públicos e personas, desde imobiliárias e corretores associados, passando por compradores e proprietários de imóveis”, garante.

Com o lançamento da ferramenta, já disponível para uso, o mapeamento das negociações de compra, venda, lançamentos e locação dentro do setor passa a acontecer em tempo real. “Deixamos de trabalhar com estimativas e projeção e passamos a considerar valores realizados. Ou seja, a gente sai do achismo e da margem de erro”, complementa o vice-presidente da Rede Una Imóveis Conectados.

Para utilizar o Índice Una os associados precisam fazer um cadastro e entrar com login e senha, que permite acessar os relatórios conforme o filtro desejado. Tudo na nuvem e as pesquisas podem ser feitas pelo desktop ou mobile, com o aplicativo na palma das mãos. “No futuro próximo nossa ideia é monetizar o produto, por meio de consultorias ao mercado. Ainda estamos pensando na melhor forma de fazer isso”, finaliza Gerson.

Crédito da foto: Daniel Castelano

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *