Mercado imobiliário tem nova ferramenta de dados

Informações disponíveis sobre compra, venda, locação e lançamentos permitem uma análise fiel do setor na Grande Curitiba
A previsibilidade é um dos principais fatores de sucesso nos negócios. Com isso em mente, a Rede Una Imóveis Conectados, entidade que reúne 46 imobiliárias de Curitiba e Região Metropolitana, desenvolveu o Índice Una. Após um ano de testes, validação e aperfeiçoamento da tecnologia, o banco de dados já tem compiladas no sistema informações sobre vendas de imóveis dos associados da Rede Una ao longo de todo o ano de 2024.
“Estamos fazendo uma projeção do futuro, usando o presente, sem desconsiderar o passado”, conta Gerson Carlos da Silva, vice-presidente da Rede Una e responsável direto pelo desenvolvimento do projeto. Por meio do Índice Una é possível fazer comparativos por trimestre, semestre ou ano, considerando variáveis como tipologia de imóvel (número de cômodos, residencial, comercial); filtro por bairro e tipo de negócio (à vista, financiado, consorciado), dentre outras.
“É uma gama gigante de informações, que permite ao usuário do sistema a escolha do filtro mais adequado para medir variações. Outra grande vantagem é o dinamismo da informação, como investimos em sistemas e tecnologia, nosso usuário pode fazer pesquisas instantâneas por período dentro de uma infinidade de possibilidades oferecida”, acrescenta Gerson da Silva.
Públicos diversos
Ainda de acordo com o desenvolvedor, as informações disponíveis no Índice Una não se restringem aos associados da Rede Una, visto que a base de dados disponível é útil para todos os interessados em informações acerca do mercado imobiliário. “São diversos públicos e personas, desde imobiliárias e corretores associados, passando por compradores e proprietários de imóveis”, garante.
Com o lançamento da ferramenta, já disponível para uso, o mapeamento das negociações de compra, venda, lançamentos e locação dentro do setor passa a acontecer em tempo real. “Deixamos de trabalhar com estimativas e projeção e passamos a considerar valores realizados. Ou seja, a gente sai do achismo e da margem de erro”, complementa o vice-presidente da Rede Una Imóveis Conectados.
Para utilizar o Índice Una os associados precisam fazer um cadastro e entrar com login e senha, que permite acessar os relatórios conforme o filtro desejado. Tudo na nuvem e as pesquisas podem ser feitas pelo desktop ou mobile, com o aplicativo na palma das mãos. “No futuro próximo nossa ideia é monetizar o produto, por meio de consultorias ao mercado. Ainda estamos pensando na melhor forma de fazer isso”, finaliza Gerson.
Crédito da foto: Daniel Castelano