Cesta Abimapi fatura R$ 19 bilhões e cresce 2,7% no primeiro quadrimestre

Cesta Abimapi fatura R$ 19 bilhões e cresce 2,7% no primeiro quadrimestre

Bolos e pães industrializados lideram crescimento no consumo

O setor de biscoitos, massas, pães e bolos industrializados começou 2025 em ritmo de crescimento. A Cesta Abimapi — monitorada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) — registrou um faturamento de R$ 19 bilhões entre janeiro e abril deste ano, alta de 2,7% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da NielsenIQ.

O maior avanço percentual foi da categoria de bolos industrializados, com faturamento de R$ 900 milhões no quadrimestre — um crescimento de 12,5% sobre os R$ 800 milhões registrados no ano anterior. O volume também aumentou significativamente: 21 milhões de toneladas, alta de 8,8%.

Na sequência, os pães industrializados também mostraram forte desempenho, com crescimento de 5,9% em valor, alcançando R$ 5,4 bilhões. O volume de vendas subiu 3,5%, de 257,5 milhões para 266,6 milhões de toneladas.

A categoria de biscoitos industrializados, que representa a maior fatia da cesta em faturamento, teve um aumento de 0,9%, totalizando R$ 10,8 bilhões. Porém, apresentou uma retração de 3,6% em volume, com 481,9 milhões de toneladas comercializadas, frente às 500,1 milhões no mesmo período de 2024.

Já as massas alimentícias mantiveram a estabilidade em valor, com R$ 1,9 bilhão no primeiro quadrimestre de 2025, mesmo montante de 2024. Em volume, a categoria teve uma leve queda de 0,7%, passando de 356,7 milhões para 354,2 milhões de toneladas.

De acordo com Claudio Czarnobai, chefe de Pequenas e Médias Empresas para a América Latina na NielsenIQ, a variação entre crescimento de valor e retração de volume em algumas categorias aponta para um comportamento de consumo mais seletivo, em que o shopper prioriza itens com maior valor agregado, mesmo diante de ajustes de orçamento.

“A performance positiva de categorias como bolos e pães industrializados reforça uma tendência de conveniência no consumo cotidiano, enquanto a estabilidade de massas e o recuo leve de biscoitos indicam um mercado mais maduro e sensível a preço. O cenário do primeiro quadrimestre de 2025 revela um consumidor mais atento, que equilibra praticidade, qualidade e custo-benefício na hora da compra”, explica Czarnobai.

Para Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi, os resultados do quadrimestre ilustram a complexidade e maturidade da Cesta Abimapi. “Os números mostram um setor em movimento, com categorias em diferentes estágios de maturação e comportamento de mercado. Enquanto algumas mantêm estabilidade ou registram leve retração em volume, conseguimos crescer em valor agregado — reflexo direto do esforço da indústria em investir em portfólio, diferenciação e gestão eficiente. Esse cenário reforça a importância de acompanhar os ciclos de cada categoria e manter estratégias específicas para garantir competitividade e relevância”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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