Comércio paranaense cresce acima da média nacional

Comércio paranaense cresce acima da média nacional

Aumento foi impulsionado por móveis e eletrodomésticos, vestuário e veículos

O comércio varejista ampliado do Paraná apresentou crescimento de 1,6% em abril deste ano em comparação com o mesmo mês de 2024, ficando acima da média nacional, que obteve aumento de 0,8% nas vendas.

Apesar da queda de 5,0% em relação a março, o comércio paranaense mantém resultado positivo no acumulado do ano. Conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo ampliado registrou elevação de 3,3%. O índice está acima da média nacional, que foi de 1,0% no mesmo período, e reforça o bom desempenho do setor no estado, mesmo diante de um cenário de desaceleração pontual em abril.

Conforme aponta o Boletim do Comércio, análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), apesar da redução no volume de vendas do varejo ampliado – que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção –, o estado superou novamente o índice nacional nos últimos 12 meses: o nível de faturamento do setor varejista teve expansão de 4,9% no Paraná, acima dos 2,7% no país.

Segundo o assessor econômico da instituição, Lucas Dezordi, o desempenho do mês de abril reflete um movimento de contenção nos gastos por parte dos consumidores, diante dos juros elevados e instabilidades na economia global. “Observamos uma desaceleração no comércio, especialmente nas vendas de itens de maior valor agregado, em razão do aumento dos juros e da consequente retração no volume de crédito disponível ao consumidor. Esse cenário acaba afetando decisões de compra que exigem mais planejamento financeiro”, avalia.

Ainda assim, alguns segmentos se destacaram positivamente no mês, puxando o crescimento do varejo na comparação anual. É o caso de tecidos, vestuário e calçados, com alta expressiva de 17,1%, seguido por móveis e eletrodomésticos (+8,8%) e hipermercados (+8,4%). Os dados mostram que o consumo de bens essenciais e de itens relacionados ao lar segue aquecido no estado.

No acumulado do ano, os melhores desempenhos foram obtidos pelas lojas de móveis e eletrodomésticos (+15,0%), tecidos, vestuário e calçados (+11,2%) e veículos, motocicletas, partes e peças (+8,6%).

Contudo, alguns segmentos registram queda no faturamento no acumulado de janeiro a abril, entre eles equipamentos e materiais de escritório (-9,1%), artigos de uso pessoal e doméstico (-4,9%) e livros, jornais, revistas e papelarias (-4,7%).

O assessor econômico da Fecomércio PR destaca que, mesmo com os desafios conjunturais, o comércio paranaense segue resiliente e em trajetória de crescimento no médio prazo. “A expectativa é de que, com maior estabilidade nos indicadores macroeconômicos e recuperação gradual do crédito, o setor possa retomar um ritmo mais forte nos próximos meses”, projeta Dezordi.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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