Outsourcing está mudando no Brasil seguindo tendência mundial

Outsourcing está mudando no Brasil seguindo tendência mundial

Com a mudança, negócios ganham mais controle

Se antes o outsourcing se resumia a uma empresa terceirizar mão de obra de um determinado setor, agora a mudança que está chegando com força no Brasil é a contratação baseada em resultados. “Apesar de ser extremamente vantajoso para a empresa, o outsourcing tradicional apenas mantém a mesma estrutura funcional do negócio, tirando a parte burocrática. Com a mudança para o chamado headcount para resultados, os negócios ganham mais controle. Não importa tanto o número de pessoas ou horas de um projeto de outsourcing, mas sim, a entrega final” explica Renato Pádua, gerente Comercial da RH NOSSA, uma das maiores empresas de terceirização do Brasil.

Pádua explica que o novo modelo tem foco em atividades, entregas e metas claras. Ao invés de se contratar escopos de profissionais em modelos tradicionais de bodyshop (contratação por função), por exemplo, a empresa contrata uma solução remunerada por atividade, com escopo definido, cronograma, SLAs e objetivos concretos.

Qualificação de mão de obra

Outro ponto que tem tirado o sono de muitas indústrias e empresas em geral é a baixa oferta e qualificação da mão de obra. Os processos de recrutamento e seleção que já são por si custosos, acabam de se arrastando por meses e o resultado final pode não ser o esperado.

“Esse é um cenário comum. A empresa despende tempo e dinheiro na realização de entrevistas, testes e exames e quando o funcionário é finalmente contratado o resultado não está de acordo com o esperado. Recursos são desperdiçados. Assim, a contratação de terceiros por objetivo contratado se torna tão atraente para as empresas”, ressalta Pádua.

Segundo o IBGE, o número de terceirizados no Brasil representa 25% dos trabalhadores formais, com destaque para serviços que abocanha 70% deste mercado. Esta modalidade, responsável pelo trabalho de 1/4 da população, está em alta por mesclar mão de obra qualificada com rapidez e eficiência para as empresas.

Crédito da foto: Envato/Divulgação

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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