Startup aposta em inteligência artificial para prevenir burnout em tempo real

Startup aposta em inteligência artificial para prevenir burnout em tempo real

Agente digital da Starya realiza check-ins emocionais e propõe estratégias personalizadas para manter a saúde mental no ambiente de trabalho

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking global de burnout, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a crescente incidência da síndrome, empresas e especialistas buscam soluções capazes de oferecer suporte contínuo à saúde mental. A Starya, startup especializada no desenvolvimento de agentes conversacionais baseados em inteligência artificial, oferece um agente que promete detectar e prevenir crises emocionais em tempo real, com foco especial na rotina profissional.

A Ana, Agente Emocional da Starya, realiza um acompanhamento automatizado e adaptativo, por meio de check-ins diários que avaliam o humor, o nível de estresse, a qualidade do sono e outros marcadores emocionais. A tecnologia combina metodologias reconhecidas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (CBT) e práticas de Mindfulness, para identificar padrões de esgotamento e recomendar práticas que ajudem o usuário a retomar o equilíbrio.

“O futuro da saúde emocional está na continuidade. Não dá mais para tratar o bem-estar como uma ação pontual ou emergencial. Nossa agente ajuda a monitorar o bem-estar do usuário ao longo do dia e o ajuda a lidar com os gatilhos antes que eles se transformem em crises graves”, explica Fabio Tiepolo, CEO e fundador da Starya.

O grande diferencial do agente é seu caráter proativo: ao identificar sinais precoces de exaustão, como irritabilidade, insônia ou sensação de sobrecarga, a ferramenta propõe intervenções rápidas, como exercícios de respiração assistida, sugestões de pausa ou desconexão digital. Todas as recomendações são ajustadas de acordo com o progresso do paciente e com as situações que ele enfrenta em sua rotina.

Além do suporte cotidiano, a Ana envia relatórios de progresso e, quando detecta agravamento dos sintomas, recomenda intervenção especializada com psicólogos ou psiquiatras. “A proposta é atuar de forma complementar com psicólogos e médicos de saúde mental, promovendo o autocuidado com inteligência e empatia”, complementa Tiepolo. A solução já está sendo testada em empresas e deve ser disponibilizada ao público geral ainda neste semestre, via assinatura mensal.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *