Veja como a tecnologia está redefinindo a gestão de pessoas no Brasil

Veja como a tecnologia está redefinindo a gestão de pessoas no Brasil

Pesquisa revela baixa maturidade digital no RH brasileiro, enquanto soluções como gamificação, automação e comunicação intuitiva ganham espaço

Embora a transformação digital seja um assunto recorrente nas empresas, a área de Recursos Humanos (RH) ainda enfrenta desafios significativos na adoção de novas tecnologias. De acordo com uma pesquisa recente da plataforma de conhecimento sobre a área Think Work, apenas 6% dos RHs no Brasil se consideram digitalmente maduros, enquanto 40% ainda não iniciaram processos de digitalização.

Neste cenário, a Joinin, especializada no desenvolvimento de soluções digitais para RH e comunicação interna, vem se consolidando no apoio da transformação digital de RHs de indústrias. A empresa já conta com mais de 212 mil usuários ativos em sua plataforma e reforça seu posicionamento com o “app da firma”, unindo simplicidade e interação facilitada entre colaboradores e gestores de RH.

“Nosso objetivo é simplificar a rotina dos profissionais de RH, eliminando tarefas burocráticas e promovendo uma comunicação intuitiva e assertiva entre a empresa e os colaboradores”, afirma Rogério Wiethorn, CEO da empresa.

Ainda de acordo com o levantamento da Think Work, profissionais de RH gastam, em média, 16,9 horas semanais com tarefas operacionais, representando 38% da jornada de trabalho, o que impacta negativamente a saúde mental e a motivação. Já um levantamento da Joinin aponta que as empresas que utilizam sua solução registraram 40% a menos de rotatividade, reduzindo custos com desligamentos e contratações, e 80% de ganho em produtividade.

A Joinin também responde a esse desafio com uma solução que alia gamificação, facilidade de acesso e personalização. Por meio da plataforma, os colaboradores podem interagir com o RH de maneira descomplicada, diretamente pelo smartphone. Dessa forma, reduzem o volume de atividades junto ao RH e ainda garante autonomia ao colaborador.

“A gamificação também é uma aliada poderosa para estimular o engajamento, especialmente em ambientes como o chão de fábrica, onde o acesso a canais digitais nem sempre é simples ou intuitivo. Este conceito é aplicado nos treinamentos oferecidos, facilitando o acesso a cursos com certificação e melhorias na carreira”, reforça o CEO.

Um setor em plena transformação

O mercado de HRTechs, ou seja, de empresas que trazem novas tecnologias para transformar o RH das empresas, segue aquecido. Atualmente, o Brasil conta com mais de 360 startups ativas e investimentos em soluções para a área que já superaram R$ 700 milhões entre 2023 e 2024, segundo levantamento da Liga Ventures.

“Estamos no centro desse movimento, oferecendo soluções que não apenas simplificam processos, mas transformam a forma como empresas e colaboradores se relacionam”, conclui Rogério.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *