Cassinos online movimentaram R$ 90 bilhões no primeiro trimestre

Cassinos online movimentaram R$ 90 bilhões no primeiro trimestre

Foram 5 bilhões de visitas em três meses

O mercado de cassinos online se transformou em pouco tempo num dos setores mais aquecidos da economia nacional. Apostadores brasileiros movimentaram cerca de R$30 bilhões por mês em apostas online no primeiro trimestre de 2025, segundo dados do Banco Central, com cerca de 93% deste montante voltando aos apostadores em forma de prêmios, de acordo com a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA). Num país com um número crescente de apostadores, os números ilustram o apetite crescente por jogos de entretenimento digital e o impacto econômico de um setor que vive um verdadeiro boom.

Diante deste cenário, é natural que o número de empresas autorizadas pelo Ministério da Fazenda a ofertar apostas de quota fixa em âmbito nacional tenha chegado a 177, após a regulamentação das apostas esportivas no Brasil. Tanto crescimento, também impulsionado pela visibilidade trazida pela regulamentação, resultou em mais de 5 bilhões de visitas a sites de apostas só no primeiro trimestre de 2025, o equivalente a 650 por segundo, de acordo com dados do Aposta Legal, num setor que não dá sinais de que vai desacelerar tão cedo.

Esse grande interesse do público lançou um olhar atento para a racionalidade por trás de cada aposta. Uma pesquisa da BR8 Tech mostra que 44% dos apostadores brasileiros afirmam dedicar mais de 30 minutos pesquisando antes de apostar, mostrando que ainda há espaço para que mais fãs de entretenimento digital conheçam mais a fundo as chances com as quais estão lidando. Algumas empresas do setor apostam em iniciativas educativas para ajudar a preencher essa lacuna.

Um exemplo é a Betfair, uma das líderes globais em apostas esportivas e cassinos online, que lançou o site Dados na Mesa. O material propõe comparar as chances de ganhar em diferentes jogos com eventos improváveis do dia a dia, como ser atingido por um raio ou encontrar uma celebridade em público, com ganhar o maior prêmio em uma slot ou vencer uma mão de 21.

Algumas das comparações trazidas pela Betfair no site Dados na Mesa mostram que:

  • É mais provável alinhar três ou mais símbolos no Sweet Bonanza (21.92%) do que ter sua bagagem extraviada em um voo doméstico no Brasil (aproximadamente 0.8%);
  • É mais provável ver um jogador brasileiro marcando um hat-trick perfeito (fazer gols de perna direita, esquerda e de cabeça) em uma partida de Copa do Mundo (4%) do que acertar um número na roleta (aproximadamente 2.70%);
  • É mais provável ganhar uma caipirinha grátis em um bar no Rio de Janeiro (5%) do que ganhar um jackpot progressivo no JetX (apenas 0.0001% ou menos)
  • É mais provável ganhar uma mão de blackjack (aproximadamente 4.8%) do que ser picado por uma aranha viúva-negra brasileira (apenas 0.0002%);

A iniciativa visa estimular decisões mais informadas, reforçando o papel da transparência e da educação estatística como pilares para uma experiência de jogo mais segura.

“Queremos ajudar os apostadores a compreender melhor as probabilidades envolvidas nos jogos e, assim, promover uma cultura de apostas mais racionais e conscientes,” diz Shane O’Driscoll, diretor de marketing da Betfair. “Em um setor em rápida expansão e cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros, esse tipo de ação é essencial não apenas para proteger o apostador, mas também para garantir o desenvolvimento sustentável da indústria”.

Além das comparações, o site Dados na Mesa traz conteúdos e informações que desmistificam mitos sobre cassinos, como dados sobre apostas, uma slot de verdadeiro ou falso e um quiz interativo visando testar conhecimentos e educar sobre o mundo dos cassinos.

A intenção da empresa é  oferecer informações de forma didática e leve para ajudar no conhecimento do público, diz O’Driscoll. “Procuramos desmistificar o mundo dos cassinos e dar aos leitores visibilidade sobre as chances reais de ganhar, contribuindo para a segurança e a confiabilidade do setor no Brasil”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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