Dia dos Pais: volume de transações cresce 22% e supera Dia das Mães

Dia dos Pais: volume de transações cresce 22% e supera Dia das Mães

Na semana do Dia dos Pais foram registradas 327 milhões de transações

A Fiserv, líder global em tecnologia para serviços financeiros, registrou um crescimento de mais de 22% no volume de transações no varejo brasileiro durante os oito dias que antecederam o Dia dos Pais — 327 milhões, frente aos 267,5 milhões contabilizados no mesmo intervalo de 2024. O desempenho superou inclusive o Dia das Mães, tradicionalmente uma das datas mais relevantes para o comércio, que neste ano movimentou 325,3 milhões de transações. O sábado anterior à celebração também se destacou: foram 59 milhões de transações, um salto de 24% em relação ao mesmo dia em 2024, que registrou 47,5 milhões.

Uma das hipóteses para o desempenho acima do esperado no Dia dos Pais é a adoção de novas estratégias promocionais pelo varejo, como as chamadas “datas dobradas” — a exemplo do 8/8, trazendo grandes campanhas de cupons e descontos. Como a data promocional coincidiu com o período que antecede a celebração, acabou contribuindo para a antecipação das compras e o aumento no volume de transações.

“O varejo brasileiro tem demonstrado uma capacidade notável de adaptação e reinvenção. O crescimento nas transações que antecederam o Dia dos Pais, superando inclusive o Dia das Mães, mostra que o consumidor está cada vez mais conectado e sensível às novas dinâmicas promocionais. Esse tipo de movimentação revela uma sofisticação maior na forma como o varejo ativa o desejo e distribui o fluxo de vendas ao longo dos meses”, destaca Rodrigo Climaco , vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Fiserv Brasil.

Presente em mais de 270 mil estabelecimentos comerciais com suas soluções de pagamento, a Fiserv monitora transações realizadas via Pix, cartões de débito e crédito, além de vouchers. Neste período, o Pix respondeu por 16% do total de transações registradas. Outro dado que reforça padrões já observados em anos anteriores é o horário de pico das transações, que se manteve às 11 horas, sinalizando uma concentração de compras próximo a hora do almoço.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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