Banco24Horas amplia inclusão financeira no país

Com 1,5 mil dispositivos em operação, solução projeta um investimento de R$ 11 milhões
O Banco24Horas, um produto do grupo Tecban, presente no cotidiano de 160 milhões de brasileiros, divulga hoje os resultados do primeiro semestre de 2025 referentes ao Atmo, o Banco24Horas compacto, reafirmando seu compromisso com a inclusão financeira e a expansão do acesso a serviços bancários no país. Nesse período, a solução apresentou um crescimento de 134% na ativação de equipamentos em todo o território nacional, com um total de 1.177 deles em funcionamento no mês de junho, chegando a 1.500 deles em funcionamento em agosto – um aumento superior a 27% em dois meses.
Reconhecido como um modelo pioneiro de inclusão financeira no país, o Banco24Horas compacto, também conhecido como Atmo, consiste em um dispositivo equipado com POS multibiométrico, estrategicamente instalado em estabelecimentos comerciais da região, como mercados, farmácias e postos de combustíveis. Para os clientes, a solução oferece maior conveniência e agilidade, permitindo a realização de saques no mesmo local onde fazem suas compras, além de possibilitar outras operações, como pagamento de contas e recarga de celular. Para os varejistas e donos dos estabelecimentos, o saque do dinheiro físico pelos clientes representa ganhos em segurança e eficiência na gestão e transporte de valores, ao reduzir a quantidade de dinheiro armazenado no local. Os valores sacados são creditados em até 24 horas, e os estabelecimentos ainda recebem bonificações por transação concluída, o que contribui para o aumento da receita.
A meta para 2025 é ter 2.085 Atmos implantados em todo o país e, até o final de 2026, a projeção é chegar a pouco mais de 3 mil unidades instaladas. Para atingir este objetivo, já foi iniciado o processo de aquisição de mais 1.000 Atmos, com investimento total previsto de R$ 11 milhões, com potencial de elevar este número para até 4 mil unidades instaladas.
Este avanço reflete a estratégia de expansão do Banco24Horas, como explica Rodrigo Maranini, Gerente de produtos e canais de distribuição da Tecban. “Os resultados do primeiro semestre de 2025 demonstram a efetividade do Atmo em expandir o acesso a serviços financeiros. Entre janeiro e junho deste ano, cerca de 251 mil cartões transacionaram no Atmo e podemos perceber que o crescimento nas transações e no número de clientes que utilizam a solução reflete a demanda por conveniência e a capacidade do dispositivo de atender às necessidades bancárias básicas em locais onde o acesso tradicional é limitado”, aponta.
Dessa forma, ao se estabelecer em localidades com infraestrutura bancária limitada ou inexistente, a solução contribui significativamente para a democratização do acesso a serviços financeiros. Além disso, colabora com o desenvolvimento econômico regional, ao permitir que os moradores realizem suas transações bancárias e compras sem a necessidade de deslocamento para cidades vizinhas.
Desempenho das transações no Atmo
A operação de saque manteve-se como a transação de maior volume no Atmo. No primeiro semestre de 2025, foram realizadas 828 mil transações de saque, um aumento de 53,4% em relação ao primeiro semestre do ano anterior. Além disso, o portifólio de serviços foi ampliado com implementação da habilitação de recargas de celular e TV.
Outras operações também registraram crescimento no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024:
- Saldo: 310 mil transações no primeiro semestre de 2025, com aumento de 64,5% em relação a 2024.
- Extrato: 12 mil transações, representando um aumento de 507% em comparação com o ano anterior.
Distribuição regional e funcionalidade do Atmo
A distribuição regional do Atmo mostra concentrações de crescimento. A região Nordeste dispara com a soma de 244 dispositivos instalados, seguida pela região Sudeste, que conta com 176 Atmos. O estado com a maior quantidade de equipamentos instalados é a Bahia, seguida por Pará, São Paulo, Minas Gerais e Maranhão. “A expansão do Atmo é parte da estratégia do Banco24Horas para otimizar a presencialidade e democratização de acesso da população a serviços financeiros no país. A solução contribui para a eficiência operacional dos estabelecimentos parceiros e para o desenvolvimento da economia local sustentável, alinhando o crescimento da rede com práticas que consideram o impacto do papel social e ambiental”, afirma Maranini.
Isenção de tarifas no Banco24Horas
O cliente bancário de conta corrente pessoa física conta com saques sem tarifa todos os meses no Banco24Horas. Independente do pacote contratado, o Banco Central determina, por meio da resolução 3.919/2010, o benefício de 4 saques grátis por mês, considerando a soma das transações realizadas nos canais da instituição e no Banco24Horas.