Banco24Horas amplia inclusão financeira no país

Banco24Horas amplia inclusão financeira no país

Com 1,5 mil dispositivos em operação,  solução projeta um investimento de R$ 11 milhões

 O Banco24Horas, um produto do grupo Tecban, presente no cotidiano de 160 milhões de brasileiros, divulga hoje os resultados do primeiro semestre de 2025 referentes ao Atmo, o Banco24Horas compacto, reafirmando seu compromisso com a inclusão financeira e a expansão do acesso a serviços bancários no país. Nesse período, a solução apresentou um crescimento de 134% na ativação de equipamentos em todo o território nacional, com um total de 1.177 deles em funcionamento no mês de junho, chegando a 1.500 deles em funcionamento em agosto – um aumento superior a 27% em dois meses.

Reconhecido como um modelo pioneiro de inclusão financeira no país, o Banco24Horas compacto, também conhecido como Atmo, consiste em um dispositivo equipado com POS multibiométrico, estrategicamente instalado em estabelecimentos comerciais da região, como mercados, farmácias e postos de combustíveis. Para os clientes, a solução oferece maior conveniência e agilidade, permitindo a realização de saques no mesmo local onde fazem suas compras, além de possibilitar outras operações, como pagamento de contas e recarga de celular. Para os varejistas e donos dos estabelecimentos, o saque do dinheiro físico pelos clientes representa ganhos em segurança e eficiência na gestão e transporte de valores, ao reduzir a quantidade de dinheiro armazenado no local. Os valores sacados são creditados em até 24 horas, e os estabelecimentos ainda recebem bonificações por transação concluída, o que contribui para o aumento da receita.

A meta para 2025 é ter 2.085 Atmos implantados em todo o país e, até o final de 2026, a projeção é chegar a pouco mais de 3 mil unidades instaladas. Para atingir este objetivo, já foi iniciado o processo de aquisição de mais 1.000 Atmos, com investimento total previsto de R$ 11 milhões, com potencial de elevar este número para até 4 mil unidades instaladas.

Este avanço reflete a estratégia de expansão do Banco24Horas, como explica Rodrigo Maranini, Gerente de produtos e canais de distribuição da Tecban. “Os resultados do primeiro semestre de 2025 demonstram a efetividade do Atmo em expandir o acesso a serviços financeiros. Entre janeiro e junho deste ano, cerca de 251 mil cartões transacionaram no Atmo e podemos perceber que o crescimento nas transações e no número de clientes que utilizam a solução reflete a demanda por conveniência e a capacidade do dispositivo de atender às necessidades bancárias básicas em locais onde o acesso tradicional é limitado”, aponta.

Dessa forma, ao se estabelecer em localidades com infraestrutura bancária limitada ou inexistente, a solução contribui significativamente para a democratização do acesso a serviços financeiros. Além disso, colabora com o desenvolvimento econômico regional, ao permitir que os moradores realizem suas transações bancárias e compras sem a necessidade de deslocamento para cidades vizinhas.

Desempenho das transações no Atmo

A operação de saque manteve-se como a transação de maior volume no Atmo. No primeiro semestre de 2025, foram realizadas 828 mil transações de saque, um aumento de 53,4% em relação ao primeiro semestre do ano anterior. Além disso, o portifólio de serviços foi ampliado com implementação da habilitação de recargas de celular e TV.

Outras operações também registraram crescimento no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024:

  • Saldo: 310 mil transações no primeiro semestre de 2025, com aumento de 64,5% em relação a 2024.
  • Extrato: 12 mil transações, representando um aumento de 507% em comparação com o ano anterior.

Distribuição regional e funcionalidade do Atmo

A distribuição regional do Atmo mostra concentrações de crescimento. A região Nordeste dispara com a soma de 244 dispositivos instalados, seguida pela região Sudeste, que conta com 176 Atmos. O estado com a maior quantidade de equipamentos instalados é a Bahia, seguida por Pará, São Paulo, Minas Gerais e Maranhão. “A expansão do Atmo é parte da estratégia do Banco24Horas para otimizar a presencialidade e democratização de acesso da população a serviços financeiros no país. A solução contribui para a eficiência operacional dos estabelecimentos parceiros e para o desenvolvimento da economia local sustentável, alinhando o crescimento da rede com práticas que consideram o impacto do papel social e ambiental”, afirma Maranini.

Isenção de tarifas no Banco24Horas

O cliente bancário de conta corrente pessoa física conta com saques sem tarifa todos os meses no Banco24Horas. Independente do pacote contratado, o Banco Central determina, por meio da resolução 3.919/2010, o benefício de 4 saques grátis por mês, considerando a soma das transações realizadas nos canais da instituição e no Banco24Horas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *