Dia do Cliente: 6 em cada 8 brasileiros deixam lojas satisfeitos

Dia do Cliente: 6 em cada 8 brasileiros deixam lojas satisfeitos

Indicadores como o Índice Nacional de Satisfação do Varejo mostram relações de compra e venda bem sucedidas

No dia 15 de setembro, quando se comemora o Dia do Cliente, o mercado brasileiro tem motivos para celebrar. Afinal, em um cenário no qual o consumidor está cada vez mais informado, crítico e consciente de seus direitos, a maioria ainda sai satisfeita das lojas — físicas ou virtuais.

De acordo com o Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV), levantamento realizado pela Inroots em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mais de três quartos dos brasileiros (76,15%) que fizeram compras em julho afirmaram estar contentes com sua experiência. Ou seja: seis em cada oito consumidores aprovaram a relação de compra e venda mantida com a empresa vendedora.

Em alguns segmentos do varejo, a satisfação é ainda maior: no de óticas, joias, bijuterias, bolsas e acessórios, o índice chegou a 91%. Ou seja, muito perto da unanimidade. Há outros igualmente acima da média geral, como o de roupas, calçados e artigos esportivos; livrarias e papelarias; artigos do lar e mercadorias em geral.

Segundo o estrategista em vendas Rafael Mendes, há um movimento em curso no mercado pela busca do “match” perfeito entre empresas e clientes. Isso significa que, de parte de quem vende, não basta vender por vender. Mais do que quantidade, é uma relação que exige qualidade.

“As empresas estão buscando entender o que seu cliente deseja. O que ele pensa, o que valoriza. Tudo para oferecer um produto ou serviço alinhado com esse comportamento mais exigente, com esses anseios”, avalia Rafael Mendes.

Mas, na prática, como isso se realiza? Para o estrategista, quem tem a missão de se aproximar do cliente e abrir caminhos para o “match” precisa identificar significados e propósitos da arte da venda. Está aí o xis da questão.

Rafael Mendes enfatiza: “Quando começa a enxergar isso, o vendedor entende a real importância do que tem a oferecer ao cliente. Entende que sua tarefa não é só ‘fechar negócio’. É entregar valor, é ajudar o cliente, que percebe, sente. Isso gera satisfação e confiança na relação”.

Estoicismo

O especialista recorre ao Estoicismo, corrente filosófica da Grécia Antiga, para sustentar sua argumentação: “A filosofia estoica trata justamente disso: da busca por um propósito, pela virtude, pela felicidade. Ela ensina muito a nós, profissionais de venda, que costumamos viver na pressão por resultados”.

Fruto dos estudos que vem fazendo sobre elos entre o Estoicismo e a arte de vender, Rafael Mendes lançou recentemente o livro O Vendedor Estoico, pela Alta Books. A obra tem coautoria do também empresário Mamá Brito, fundador da Fight Music Show, responsável por eventos que revolucionaram o mercado de pay-per-view no Brasil, como a histórica luta entre Popó e Bambam.

O Vendedor Estoico reflete, em boa medida, a história de superação do próprio Rafael Mendes. História essa que é transformada em instrumento para inspirar “quem quer crescer na vida e nos negócios sem abrir mão de um propósito”, nas palavras do próprio escritor. Ele é autor também de Seja Visto e Lembrado, livro que traz dicas sobre posicionamento e influência no ambiente corporativo.

Como empreendedor, Rafael Mendes é fundador e CEO da RP Trader, hub de soluções em vendas B2B com sede em Curitiba. A empresa atende clientes de todo o país com um time de 60 colaboradores. É também professor e curador de conteúdo na Conquer, aceleradora de crescimento profissional do Grupo Wise Up, e colunista do GazzConecta.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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