Rodadas de Negócios da Feira do Empreendedor prospectam mais de R$ 8 milhões em negócios

Rodadas de Negócios da Feira do Empreendedor prospectam mais de R$ 8 milhões em negócios

Ao longo de quatro dias, foram realizadas quase oito mil conexões entre 217 empresas de diferentes segmentos

Incentivar parcerias estratégicas por meio de conexão entre empreendedores de diferentes setores foi o objetivo das Rodadas de Negócios realizadas durante a Feira do Empreendedor Sebrae 2025, em Curitiba. Dados do setor de Mercado Empresarial, Comércio e Varejo do Sebrae/PR mostram que, durante a feira, as rodadas prospectaram mais de R$ 8,6 milhões em negócios.

O coordenador de Mercado Empresarial, Comércio e Varejo do Sebrae/PR Luiz Antônio Rolim, explica que as ações foram promovidas em parceria pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR, Sistema Fiep e Faep/Senar, e trouxeram diferentes formatos de interação entre empresários, fornecedores e compradores, fortalecendo o ambiente de negócios no Paraná.

As rodadas de negócios são os momentos em que vemos as oportunidades fluírem dentro de uma feira que existe pelo empreendedorismo, pequenos empreendimentos e pelo desenvolvimento econômico. Somente nesta edição, foram mais de R$ 8 milhões em projeções comerciais, o que mostra a relevância dessas rodadas para o crescimento das empresas”, destaca o coordenador.

Ele acrescenta que, além das realizadas durante as feiras, o Sebrae/PR promove, em média, três edições mensais em diferentes regiões do estado.

Com a participação de representantes de grandes redes varejistas, gestores públicos, compradores individuais e empreendedores de diferentes portes, as rodadas consolidaram-se como um espaço estratégico para ampliar redes de contatos e fechar parcerias. Durante toda a feira, 7.950 conexões entre 217 empresas de diferentes segmentos de atuação foram realizadas.

Neste domingo (14), último dia do evento, as rodadas foram multissetoriais. Somente na data, 2.322 conexões foram realizadas com a participação de 65 empresas. Ainda de acordo com dados Sebrae/PR, 36 fornecedores responderam a avaliação. Desses, 31 negócios foram concluídos com uma expectativa média de faturamento de R$ 83.436,39.

Em relação aos compradores, 29 responderam a avaliação com um total de 154 negócios concluídos e expectativa média de compras de R$ 288.996,17. Quanto às empresas, 100 participantes responderam a avaliação com um total de 508 negócios concluídos na feira. Neste segmento, a média de expectativas de compras e vendas foi de R$ 452.597,23.

Ernesto Cleyton é proprietário da Voltz Marketing e voltou pelo segundo ano consecutivo para a Feira do Empreendedor. Ele conheceu o Sebrae/PR no evento realizado em 2024. Na ocasião, ele esteve nas rodadas de negócio que o fizeram conquistar dois clientes. Agora, em 2025, ele foi em dois dias para a Feira e conta que já possui quatro reuniões agendas para apresentar suas soluções ligadas ao tráfego pago.

Participei de três rodadas na edição da feira do ano passado e consegui dois clientes que estão comigo até hoje. Voltei porque a experiência foi muito positiva”, diz Ernesto.

Ernani Amaral Filho é CEO da BR Brasil Indústria de Aerossóis e veterano em Rodadas de Negócios. Ela conta que participa das rodadas há muitos anos porque gosta do formato e que os resultados são positivos.

Só nesta semana participei de mais de seis rodadas de eventos do Sebrae/PR aqui em Curitiba e em Ciudad del Este. A maioria da minha carteira de clientes eu conquistei nesses contatos que faço nos eventos ao longo dos anos”, relata Ernani.

Formatos

As rodadas aconteceram em três modelos. O primeiro, de negociação direta entre empresas (B2B), facilitou contatos entre fornecedores e compradores estratégicos. Já o formato de Encontros Empresariais – Aproximação de Negócios, inspirado no conceito de speed networking, promoveu a troca de informações entre participantes que, em pouco tempo, puderam apresentar produtos, serviços e propostas comerciais em múltiplas mesas de negociação. No sábado (13), a programação também contemplou o formato B2C, aproximando empresas e consumidores finais.

Relevância

Nos três primeiros dias da feira, os números demonstraram a relevância da iniciativa. Na quinta-feira (11), dia de abertura do evento, foram realizadas rodadas voltadas ao agronegócio e ao artesanato, que somaram 173 encontros entre 18 compradores e 22 fornecedores. No mesmo dia, o Encontro Multissetorial reuniu 26 empresas e gerou 650 conexões.

Na sexta-feira (12), a Rodada de Alimentos e Bebidas reuniu 15 compradores e 19 fornecedores, resultando em 168 conexões. Também ocorreram dois Encontros de Oportunidades Multissetoriais, que somaram mais de 1.300 conexões entre 52 empresas.

O sábado (13) foi marcado pela Rodada de Oportunidades para Franquias, que promoveu 156 conexões entre 12 redes e 13 investidores. Ainda, duas edições do Encontro Multissetorial reuniram 75 empresas, com um total expressivo de 3.100 conexões.

Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um evento dedicado aos pequenos negócios no Estado, realizada de 11 a 14 de setembro de 2025, em Curitiba, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300). Gratuita, ofereceu palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, inovação e networking.

Crédito da foto: Inove

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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