Treinamentos de saúde mental ganham força em empresas diante do aumento de afastamentos

Treinamentos de saúde mental ganham força em empresas diante do aumento de afastamentos

Psico.delas oferece treinamentos que fortalecem equipes e reduzem afastamentos por saúde mental

Em meio ao crescimento de afastamentos do trabalho por questões emocionais, que saltaram de 283 mil em 2023 para mais de 472 mil em 2024, segundo o INSS, iniciativas de psicoeducação em empresas ganham destaque como estratégia de prevenção e engajamento. A Psico.delas Mental Health tem ampliado a oferta de treinamentos coletivos no formato team building, destinados a líderes e colaboradores, com foco em aprimorar competências socioemocionais, reduzir o estigma em torno da saúde mental e fortalecer equipes.

Para Kátia Assad, psicóloga clínica e fundadora da Psico.delas Mental Health, existe uma resistência inicial por parte de muitos profissionais, que confundem psicoeducação com sessões de terapia. “Nosso trabalho é esclarecer que se trata de formação, informação e prevenção, oferecendo ferramentas práticas para que cada participante possa aplicar no dia a dia. Muitos ainda confundem psicoeducação com terapia individual, mas nosso objetivo é mostrar que se trata de fortalecimento de competências, e não de tratamento clínico”, destaca.

Urgência

A OMS já classificou o burnout como fenômeno ocupacional na CID-11, reforçando a urgência no cenário. Uma meta-análise publicada pelo banco de evidências DARE aponta redução significativa nos sintomas de ansiedade e depressão em programas de promoção de saúde no trabalho. No Brasil, a realidade é ainda mais desafiadora, já que além da alta de licenças por saúde mental, cresce a demanda por modelos de liderança mais humanos, como a chamada “Liderança 5.0”, exigindo competências socioemocionais desenvolvidas.

Nos treinamentos da Psico.delas, os conteúdos são combinados a metodologias ativas, como dinâmicas em grupo, dramatizações e role playing. “Isso garante não só a absorção dos conceitos, mas também maior engajamento e retenção. Quando atuamos no campo preventivo, conseguimos reduzir afastamentos, burnout e até custos trabalhistas, porque oferecemos recursos antes que o sofrimento se instale”, afirma Yasminne Assad, especialista em marketing e novos negócios e cofundadora da consultoria. 

Psico.delas já realizou treinamentos em empresas com exclentes retornos, incluindo E-NPs maiores pós-treinamentos, o que reforça a importância e e engajamento dos colaboradores. As formações são oferecidas presencialmente em São Paulo e região ou de forma online para empresas em todo o Brasil.

Para contatar a Psico.delas é só entrar em contato pelo www.psicodelas.com.br e agendar sua palestra.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *