Na Celero, “Cãopanheiros” de trabalho são estratégia para fortalecer cultura e bem-estar

Na Celero, “Cãopanheiros” de trabalho são estratégia para fortalecer cultura e bem-estar

Iniciativa transforma o escritório em um espaço acolhedor e fortalece a união da equipe

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, onde atrair e reter talentos depende de um ambiente corporativo autêntico e acolhedor, a Celero, empresa de tecnologia financeira, encontrou uma fórmula de sucesso que late, abana o rabo e derrete corações. A companhia instituiu uma política clara: todo dia de trabalho presencial é também “Pet Day”. A iniciativa transforma o escritório em um espaço mais leve e descontraído feliz e se revela uma poderosa ferramenta de engajamento e imagem de marca empregadora.

O que começou de forma espontânea, refletindo a valorização da família na cultura da empresa, ganhou estrutura em 2025 com a mudança para a nova sede. Com o crescimento da equipe, a prática foi formalizada para garantir harmonia e bem-estar de todos: humanos e caninos.

“O objetivo principal é criar um ambiente genuinamente acolhedor. Sempre acolhemos a família dos colaboradores, e isso inclui os pets”, afirma João Betenheuzer, CRO da Celero.

“Esta não é apenas uma iniciativa para deixar o dia mais fofo; é sobre viver nossos valores na prática. Demonstra que somos uma empresa humana e flexível, que entende que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional passa por integrar aquilo que é importante para o nosso time.”

Para que a convivência funcione, a Celero estabeleceu regras simples e eficazes. Um grupo de chat interno, chamado “Logística Pet”, organiza a agenda e limita a presença a dois animais por dia, evitando sobrecarga no espaço. Boas práticas de higiene e comportamento são reforçadas, e a equipe se ajuda no cuidado dos cães quando o dono precisa se ausentar para reuniões ou almoço. O espaço conta ainda com potes de água à disposição, mas o grande diferencial é a cultura de colaboração que se fortalece no dia a dia.

Resultados

Os resultados são sentidos no clima organizacional. A presença dos “aumigos” reduz o estresse, aproxima colegas de diferentes áreas e gera interações espontâneas. O ambiente fica mais alegre, perceptível nas risadas, na leveza da rotina e até no engajamento em redes sociais e canais internos, onde os pets viram protagonistas de histórias compartilhadas pela equipe.

Mais do que um benefício, a prática reforça a união como um dos pilares da cultura da Celero. O espírito de equipe aparece na forma como todos se ajudam nos cuidados com os cães, fortalecendo a ideia de que “somos uma só Celero” em todos os contextos. Desafios pontuais, como a adaptação entre os próprios animais, foram solucionados com organização e comunicação, garantindo que a experiência seja positiva para todos.

Ao transformar uma iniciativa que poderia ser vista como um simples agrado em uma política estruturada e alinhada aos seus valores, a Celero mostra que um bom ambiente de trabalho se constrói com autenticidade, colaboração e, por que não, latidos e lambidas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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