Unox traz para Brasil primeiro forno combinado com Inteligência Artificial do mercado

Unox traz para Brasil primeiro forno combinado com Inteligência Artificial do mercado

Empresa italiana chegou ao País em 2020, com proposta de transformar o mercado gastronômico com inovação e tecnologia

A Unox, líder global em design, produção e venda de fornos profissionais, segue acelerando sua presença no Brasil com um portfólio que combina inovação tecnológica e expertise culinária, atendendo os setores hoteleiros, supermercadistas, restaurantes, dentre outros.

A empresa trouxe ao Brasil o primeiro forno combinado de Inteligência Artificial do mercado, o CHEFTOP-X Digital.ID, e a EVEREO, a primeira “geladeira quente” do mercado.

Presente em mais de 100 países e com uma das cinco filiais que mais crescem no mundo, a subsidiaria Brasileira vendeu mais de mil fornos para novos estabelecimentos em 2024.

Tecnologias exclusivas

A Unox desenvolveu sistemas que elevam o desempenho e a organização nas cozinhas. São eles:

  • Digital.ID™ – o sistema operacional mais avançado já instalado em fornos da marca, conta com inteligência artificial e oferece performance sem limites por meio de uma interface rápida e intuitiva. Com função de hiper conexão, permite até chamadas de vídeo diretas com chefs pelo painel do forno, tornando-se um verdadeiro hub inteligente de apoio ao cozinheiro.
  • STEAM.Maxi™, DRY.Maxi™ e AIR.Maxi™ – tecnologias que controlam vapor, removem umidade e otimizam a circulação de ar para resultados precisos, sejam crocantes, delicados ou uniformes.
  • CLIMA.Maxi™ – ajusta automaticamente a umidade interna, criando a atmosfera ideal para cada preparo.
  • MULTI.Time™ e MISE.EN.PLACE™ – otimizam a produção, permitindo gerir várias preparações ao mesmo tempo e garantindo que diferentes pratos terminem simultaneamente.
  • DDC (Data Driven Cooking) – sistema de gestão em nuvem que acompanha consumo, ciclos de cocção e manutenção preventiva.

Linhas de fornos para diferentes perfis de operação

Além das tecnologias desenvolvidas, a empresa possui linhas especializadas para cada perfil de operação:

  • Linha SPEED-X™: alta velocidade e qualidade gastronômica com lavagem automática integrada.
  • CHEFTOP X o primeiro forno com inteligência artificial lançado no mercado com reconhecimento dos produtos na câmera de cocção.
  • CHEFTOP & BAKERTOP (Mind.Maps™): fornos combinados com telas touch que permitem programar e desenhar ciclos de cocção, ideais para restaurantes, hotéis, padarias e confeitarias.
  • EVEREO®: primeiro “refrigerador quente” do mundo, que conserva alimentos prontos por até 72 horas em temperatura de serviço, mantendo sabor e textura.
  • BAKERLUX™ SHOP.Pro™: solução compacta para supermercados e conveniências, focada em panificação rápida de produtos congelados.
  • SPEED PRO e SPEED Compact solução em fornos de alta velocidade Speed Ovens

“Nosso portfólio combina tecnologia, praticidade e inovação para oferecer equipamentos que aumentam a produtividade, reduzem desperdícios e garantem qualidade consistente”, explica Fabio de Medeiros, diretor-geral da Unox Brasil.

Com essa proposta, a Unox reforça seu compromisso em transformar o mercado gastronômico brasileiro, trazendo ao país tecnologias que unem inovação, velocidade e precisão culinária.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *