Atualização do PAT redefine cenário competitivo no setor de benefícios corporativos

Atualização do PAT redefine cenário competitivo no setor de benefícios corporativos

Novo decreto federal  abre espaço para que empresas ampliem sua presença em um mercado historicamente concentrado

A nova regulamentação, que entrou em vigor de forma imediata, unifica as interpretações legais sobre o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e os auxílios alimentação e refeição, fechando brechas antes exploradas por companhias que ofereciam vantagens extras a clientes corporativos. O texto proíbe qualquer tipo de benefício cruzado — como programas de pontos, descontos indiretos ou bonificações em serviços paralelos — e restringe as ações promocionais às iniciativas de caráter educativo e nutricional voltadas aos colaboradores.

Além disso, o governo federal fixou em 3,6% o teto para as taxas administrativas cobradas pelas operadoras e determinou que o repasse dos valores aos estabelecimentos comerciais ocorra em até 15 dias após a transação. O prazo de adequação para as empresas é de 90 dias. Para o setor de meios de pagamento corporativo, as novas regras representam uma mudança significativa no equilíbrio de mercado.

“Essa padronização tende a reduzir práticas desleais e criar um ambiente mais competitivo, favorecendo empresas que sempre atuaram dentro da legalidade e com transparência nas taxas. A expectativa é que o novo regramento estimule a inovação tecnológica e melhore a experiência de empresas e colaboradores — reforçando o papel das novas participantes do mercado como protagonistas no avanço da digitalização dos benefícios corporativos no país”, avalia o CEO da Viasoft Pay, Alexandre Worliczeck Neto.

Segundo a empresa, as alterações também devem gerar novas oportunidades comerciais. “Há companhias que recebiam devoluções financeiras de até 5,4% das recargas realizadas — valores agora proibidos pela nova regra. Esse cenário abre espaço para novas negociações e para que clientes busquem alternativas mais sustentáveis e seguras juridicamente”, observa o executivo.

Fundada em 2020, a Viasoft Pay atende atualmente mais de 2,5 mil clientes em todo o Brasil, oferecendo soluções digitais de pagamento e gestão de benefícios. A administradora afirma estar adequando seus sistemas dentro do prazo previsto, reforçando que a operação seguirá “estritamente o que está determinado na legislação”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *