Black Friday deve movimentar mais de R$ 49 bilhões no varejo de moda, calçados e móveis

Black Friday deve movimentar mais de R$ 49 bilhões no varejo de moda, calçados e móveis

Novembro aponta crescimento nominal em valor nas três categorias, ainda com leve recuo em volume de peças em dois segmentos

O varejo nacional deve alcançar R$ 49 bilhões em vendas durante a Black Friday de 2025, considerando os setores de vestuário, calçados, móveis e colchões, de acordo com levantamento do IEMI – Inteligência de Mercado. Os dados indicam crescimento nominal (sem descontar inflação) em todos os segmentos, embora dois deles registrem estabilidade ou leve queda em volume de peças vendidas.

A previsão é de que o varejo de vestuário atinja R$ 28,4 bilhões, alta de 3,3% em relação a novembro de 2024, com estabilidade no volume comercializado, estimado em 573 milhões de peças (-0,3%). O setor de calçados deve movimentar R$ 7,4 bilhões, crescimento de 3,5% no comparativo anual, com recuo de 0,2% no volume, totalizando 74,3 milhões de pares. Já móveis e colchões devem alcançar R$ 13,4 bilhões, expansão de 2,3% em valor, mas queda de 2% em unidades vendidas, somando 40 milhões de peças.

Para o diretor do IEMI, Marcelo Prado, o comportamento das vendas indica uma Black Friday mais seletiva, em que o consumidor prioriza qualidade e valor percebido. “O aumento em valor, mesmo com volume estável ou em leve retração, sugere um movimento de requalificação do consumo. As pessoas estão escolhendo melhor o que comprar, e as empresas respondem com maior precisão na oferta de produtos e preços”, avalia.

No acumulado de 2025, os três segmentos devem encerrar o ano com crescimento em valor (em R$): vestuário (+7,2%), calçados (+7,0%) e móveis e colchões (+0,5%). Os volumes (em peças) devem variar entre estabilidade e leve queda, reforçando que a melhora no faturamento vem principalmente do aumento do valor médio das vendas.

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa as principais redes varejistas de moda do país, avalia que o desempenho projetado para novembro reflete tanto a resiliência quanto os desafios do setor. Para a entidade, o período é decisivo para o fechamento do ano e para a consolidação de práticas mais eficientes e responsáveis no setor.

“Os resultados projetados reforçam um momento de maior maturidade do varejo de moda. Mesmo diante de um cenário que exige esforço das empresas para sustentar o crescimento, o setor demonstra resiliência e capacidade de adaptação. A Black Friday será uma oportunidade para consolidar práticas de gestão mais eficientes, pautadas pela transparência e pela responsabilidade na cadeia produtiva”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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