Modelo de construção sob medida transforma empresas e cidades

Modelo de construção sob medida transforma empresas e cidades

Empresa curitibana já realizou mais de 300 empreendimentos utilizando a estratégia empresarial

O modelo de construção Built to Suit (BTS), que consiste em desenvolver um imóvel sob medida para atender às necessidades específicas de um futuro ocupante, vem ganhando protagonismo no planejamento urbano e comercial brasileiro. Mais do que uma solução eficiente para empresas que buscam imóveis adequados à operação, o BTS tem se consolidado como ferramenta estratégica para revitalizar bairros, estimular o comércio local, gerar empregos e elevar a qualidade de vida das pessoas.

A curitibana Estruturar Imóveis Comerciais é referência nacional nesse formato. Com 17 anos de atuação e mais de 300 empreendimentos entregues em todo o Brasil, a empresa entende como um projeto BTS bem executado pode transformar realidades. “Por exemplo, vamos prospectar um imóvel para uma farmácia, uma agência bancária, uma cooperativa de crédito ou um mercado e percebemos que o terreno é grande demais para aquela atividade. A partir disso, desenvolvemos um projeto que contempla outras tantas lojas, sempre pensando em atividades que se complementam”, pontua Sergio Zimmerman, diretor executivo da Estruturar.

A escolha do mix comercial é determinante para o impacto positivo do empreendimento em seu entorno.

“É muito importante mesclar atividades que se complementam, porque aí o entorno vai ser beneficiado, vai ser transformado. Casamentos perfeitos em atividades comerciais são padaria com farmácia, lavanderia, lotérica, minimercado, laboratório de análises clínicas”, acrescenta Zimmermann.

Além da eficiência operacional para empresas, o BTS desempenha um papel social significativo. Terrenos abandonados ou subutilizados podem se transformar em polos de serviços, movimentando a economia e reforçando a sensação de segurança. “Às vezes você tem um terreno abandonado e desenvolve um projeto que oferece uma gama de serviços para a população do entorno, que passa a ter uma infinidade de ofertas. Isso gera renda, empregos, e a população fica feliz, porque aquele terreno com mato crescendo, atraindo pessoas em situação de rua, dá lugar a um conjunto de atividades comerciais que ficam para o bairro”, pondera o diretor executivo.

Qualidade de vida como premissa

Para o diretor da Estruturar, o impacto humano desses projetos é tão relevante quanto o retorno financeiro. “É muito gratificante você pegar uma esquina que tem um imóvel velho ou um terreno baldio e transformar aquela esquina, colocando atividades comerciais que venham facilitar a vida das pessoas daquele entorno”, reforça.

O modelo BTS reúne uma combinação rara: benefício ao investidor, eficiência para o locatário e transformação urbana positiva. “Você coloca ali uma nova unidade que vai produzir venda; o investidor que comprou e construiu está recebendo renda de aluguel e, claro, se a gente puder unir o útil ao agradável fica melhor ainda: o locatário com um negócio gerador de renda, o locador com um investimento de boa rentabilidade e o entorno bonito e transformado”, finaliza Sergio Zimmermann.

Crédito da foto: Nicollas Pablo

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *