Quedas globais de serviços digitais expõem fragilidade das empresas

Quedas globais de serviços digitais expõem fragilidade das empresas

Problema vai além de redes sociais e afeta receita e segurança

A manhã desta terça-feira (18) foi marcada por instabilidades globais em serviços digitais de grande porte, incluindo a rede social X (antigo Twitter). O que para o usuário comum pode parecer apenas uma interrupção momentânea para empresas que operam com vendas digitais, autenticação via APIs e atendimento automatizado representa um golpe direto em produtividade, receita e reputação. Esse tipo de queda reforça um problema estrutural: a dependência de um único provedor ou componente crítico — um “ponto único de falha” que, ao colapsar, derruba tudo ao redor.

De acordo com Thiago de Morais Dutra, R&D Executive Director da MATH Group, “não importa o tamanho da empresa: se sua arquitetura depende de um único caminho, ela está vulnerável. A queda de hoje mostrou como estamos expostos quando atualizações falham, provedores caem ou quando não há fallback (estratégia de contingência) automático. Empresas que dependem 100% de integrações com serviços externos ficaram literalmente de mãos atadas”. Ele ainda alerta para o aumento de golpes e ataques oportunistas nesses períodos, quando o caos digital facilita tentativas de phishing (quando invasores enganam usuários para roubar dados) e invasões.

A MATH Group desenvolveu uma solução que protege empresas deste tipo de paralisação: a MATH AI Platform, uma infraestrutura que garante continuidade operacional mesmo quando um provedor de IA ou um serviço externo apresenta falhas. Totalmente agnóstica e multi-cloud, ela alterna automaticamente entre provedores como AWS, Google, Azure, OpenAI e modelos open-source, mantendo o sistema funcionando e o usuário final sem perceber qualquer instabilidade.

“O que vimos hoje ainda é só o começo. Quanto mais IA e APIs entram no coração dos negócios, mais crítico se torna operar com resiliência, governança e observabilidade. O futuro não pertence a quem usa o maior modelo, mas a quem tem a infraestrutura mais preparada para falhas”, reforça Dutra. Empresas que dependem de canais de pagamento, bots internos, automações e atendimento digital já entenderam que minutos fora do ar podem custar milhões — e a MATH AI Platform foi criada justamente para impedir que isso aconteça.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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