Simpósio discutirá os impactos da implantação da Reforma Tributária que começa em 2026

Simpósio discutirá os impactos da implantação da Reforma Tributária que começa em 2026

A contagem regressiva começou. A partir de janeiro de 2026, a tão debatida Reforma Tributária sai do papel e começa a impactar, na prática, o dia a dia das empresas. Ela chega com a implantação gradual do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que promete simplificar a tributação. Essas mudanças vão causar impacto direto nas cadeias produtivas, como a indústria, comércio e serviços.

Para debater este assunto e responder a questões cruciais dessa transição, o Centro Universitário Santa Cruz e a 777 Consultoria Empresarial realizam, no dia 11 de novembro de 2025, o Simpósio Paranaense da Reforma Tributária. O evento contará com palestras magnas, painéis de discussão e workshops interativos, reunindo os maiores especialistas no assunto.

O evento ocorrerá no Batel Convention Hall, localizado no Shopping Crystal – Piso L4. A discussão central abordará os desafios práticos da implementação da reforma, sob o tema “Debates sobre Integridade Constitucional e os Desafios da Reforma Tributária”. Com inscrições gratuitas pelo Sympla, o Simpósio é uma oportunidade única para que advogados, contadores, economistas, empresários e acadêmicos se preparem para a adoção do IVA. Este novo imposto irá unificar e substituir os cinco principais tributos incidentes sobre bens e serviços.

“Com a reforma em andamento, trazemos esse evento para entender o contexto e os caminhos tributários, a partir da análise das transações individuais. Aprofundaremos a discussão sobre as alterações promovidas pela reforma tributária, sobre o sistema constitucional tributário, sobre métodos complementares de resolução de controvérsias, CARF e Advocacia”, comenta Dennys Robson Girardi, reitor do Centro Universitário Santa Cruz.

Para promover uma discussão qualificada, o evento contará com a participação de especialistas em Direito e Contabilidade. Os painéis abordarão os aspectos mais críticos da reforma, trazendo insights estratégicos para que empresários, gestores financeiros, advogados, contadores, economistas e estudantes possam se preparar para a nova realidade fiscal.

Programação

A programação foi desenhada para explorar os aspectos mais críticos da reforma por meio de palestras especializadas. A abertura será conduzida por Pedro Monteiro, diretor da 777, consultoria contábil empresarial, especializado em Transação Individual.

Na sequência, Luciano Bernart, Doutor em Direito pela LMU-Munique, Mestre em Direito pela PUCPR, Especialista e Graduado em Direito, e Maurício Timm do Valle, Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Direito pela UFPR e Graduado em Direito pela UFPR, debaterão a relação entre a Reforma Tributária e o Sistema Constitucional, examinando a compatibilidade das novas regras com a Carta Magna.

O tema dos Métodos Complementares de Solução de Controvérsias será abordado por Natália Dib, Doutora e Mestre em Direito pela PUCPR, Especialista em Direito Tributário pelo IBET e graduada em Direito pela UNICURITIBA, e Demétrius Macei, Pós-doutor em Direito pela USP, Doutor em Direito Tributário pela PUC-SP, Mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR, Especialista em Direito Empresarial pela PUCPR e Bacharel em Direito pela UFPR, que apresentarão alternativas eficientes para a resolução de disputas fiscais.

Em seguida, Vitor Malikoski, Mestre em Direito do Estado pela UFPR, Especialista em Direito Tributário pelo IBET e Bacharel em Direito pela FAE, e Valterlei da Costa, Doutor em Direito do Estado pela UFPR e doutorando em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP, com período de intercâmbio na Universidad Autónoma de Madrid, pela CAPES e Mestre em Direito do Estado e Bacharel em Direito pela UFPR, analisarão os Impactos da Reforma, CARF e Advocacia.

Para encerrar o ciclo de palestras, José Roberto Vieira, professor de Direito Tributário da UFPR e do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET (graduação, especialização, mestrado e doutorado), Mestre e Doutor em Direito do Estado – Direito Tributário (PUC/SP), fará uma síntese das principais alterações, detalhando os pontos de maior impacto para empresas e profissionais.

Confira a programação:

09H – Painel 1 – As principais alterações promovidas pela Reforma Tributária

Professor José Roberto Vieira

10h30 – Painel 2 – Reforma Tributária e o Sistema Constitucional Tributário

Maurício Timm do Valle e Luciano Bernart

19h – Painel 3 – Reforma Tributária e Métodos Complementares de Resolução de Controvérsias

Demétrius Macei e Natália Dib

20h15 – Painel 4 – Reforma Tributária, CARF e Advocacia

Valterlei da Costa e Vitor Malikoski

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *