Alto consumo no Verão e Natal impulsionam o crescimento dos mercados autônomos

Alto consumo no Verão e Natal impulsionam o crescimento dos mercados autônomos

Comportamento do consumidor favorece o crescimento do setor, que registra aumento expressivo nas vendas em categorias de consumo imediato

O comércio brasileiro deve registrar um forte movimento no Natal de 2025, com expectativa de R$ 84,9 bilhões em vendas, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil. A projeção indica que 124,3 milhões de pessoas irão às compras, mantendo a data como uma das mais relevantes do calendário varejista. Além da força histórica do Natal para o varejo, o Verão também exerce grande impacto no comportamento de consumo, especialmente em modelos de conveniência e acesso rápido, como os mercados autônomos que registram, nesta época, um dos maiores picos de demanda do ano.

A Mikro Market, franquia de mercados autônomos, já observa um aumento expressivo no consumo nas suas 400 unidades espalhadas por 10 estados brasileiros, impulsionado pela busca crescente por praticidade, autonomia e disponibilidade 24 horas. Segundo Raphael Pinho, CEO e fundador da marca, o estilo de vida urbano e a rotina acelerada fazem crescer a procura por produtos de consumo imediato, principalmente durante o verão e o período natalino.

“Entre os itens mais buscados nesta época do ano, destacam-se as bebidas geladas, como águas, isotônicos, refrigerantes, energéticos e bebidas alcoólicas que registram forte alta devido às temperaturas elevadas típicas do verão. Os snacks leves, como barrinhas, nuts e snacks de proteína, também ganham destaque. As sobremesas e comidas prontas têm desempenho significativo, refletindo tanto o aumento de confraternizações quanto a procura por soluções rápidas em dias mais corridos. Já os produtos de uso diário, como café, leite, itens de higiene e limpeza, mantêm giro elevado por conta do fluxo intenso de pessoas em espaços onde os micromercados operam”, destaca Raphael.

Segundo o CEO da Mikro Market, a combinação entre demandas do Natal, aumento das temperaturas e maior circulação de pessoas cria um cenário estratégico para o setor. “O movimento de alta fortalece a operação e impulsiona o interesse de novos empreendedores no modelo de micromercado, que se consolida como uma solução moderna, escalável e alinhada às novas rotinas de consumo”.

Visualizando esse cenário, a Mikro Market tem como meta alcançar 600 unidades até 2026 e 1.000 unidades até 2030, apostando em inovação, tecnologia e conveniência para atender o novo consumidor e para apoiar investidores em busca de um modelo de negócio em plena expansão.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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