Ano novo, dívidas velhas: parte dos brasileiros deve começar 2026 endividada

Ano novo, dívidas velhas: parte dos brasileiros deve começar 2026 endividada

Especialista orienta como reorganizar as finanças no início do ano

Uma parcela dos brasileiros deve atravessar a virada do ano com contas pendentes. Levantamento da fintech meutudo, feito com 5.143 pessoas, aponta que, até outubro deste ano, 31% tinham alguma dívida em aberto. O dado acende um alerta para quem já começa a pensar no planejamento financeiro de 2026.

A pesquisa mostra que, entre os endividados, 38% não sabem se conseguirão quitar os débitos ainda em 2025. Outros 25% preveem que a regularização ficará apenas para 2026. Como alternativa, 51% pretendem cortar gastos nos próximos meses e 22% planejam renegociar ou buscar crédito com juros menores.

Para Marcio Feitoza, CEO da meutudo, o início do ano é um momento-chave para retomar o controle das finanças. “Antes de pensar em novos planos ou objetivos, é fundamental entender exatamente quais são as dívidas, quanto elas custam em juros e como elas impactam o orçamento mensal. Organização e informação fazem toda a diferença nesse processo”, afirma.

Veja as dicas do especialista

1) Mapeie todas as dívidas: liste valores, taxas de juros e prazos. Identificar quais débitos têm juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial, é essencial para definir prioridades.

2) Priorize créditos com juros menores: sempre que possível, avalie modalidades de crédito com juros mais baixos. Linhas como o crédito consignado, quando disponíveis, costumam ter taxas mais baixas e parcelas previsíveis, o que pode ajudar na reorganização do orçamento.

3) Renegocie com os credores: buscar alongamento de prazos, redução de juros ou descontos para pagamento à vista pode aliviar o orçamento mensal e evitar atrasos.

4) Tenha cautela ao contratar novo crédito: mesmo em linhas mais baratas, o crédito deve ser usado de forma planejada. O ideal é que a parcela caiba no orçamento sem comprometer despesas essenciais.

Crédito da foto: Pixabay

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *