Brasileiros estão gastando mais neste fim de ano

Cartão de crédito concentra as compras de valor mais alto
O Nubank, uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, aponta as tendências de consumo no final de ano com base nos hábitos dos mais de 110 milhões de clientes da instituição no Brasil. A análise leva em conta as transações realizadas entre a Black Friday, em 28 de novembro, e a primeira quinzena de dezembro, e revela crescimento do consumo em relação a 2024, com destaque para compras de maior valor no cartão de crédito e débito e o crescimento no uso do Pix.
Cartão de crédito sustenta compras maiores, parceladas e internacionais
O período de preparação para o Natal de 2025 apresentou um mercado mais aquecido que o do ano passado: o volume de compras foi 23% superior ao de 2024. O total gasto por cliente no período teve alta de 17% na comparação anual.
Os gastos internacionais cresceram 30%, acompanhando o maior consumo com despesas ligadas a viagens.
Sábado foi o principal dia da semana de consumo no crédito. Em 2025, o pico ocorreu em 6 de dezembro, com um volume 20% superior ao do melhor dia de 2024, registrado em 7 de dezembro do ano passado.
Pix avança no varejo e serviços
O volume de transações Pix em supermercados foi um dos mais elevados, registrando um crescimento de 29% em comparação ao ano anterior. A categoria Compras (que inclui vestuário e calçados), também apresentou um incremento de 72% no volume de operações.
NuPay cresce no e-commerce e ganha espaço no Natal
O NuPay, meio de pagamento online exclusivo para clientes Nubank, também registrou crescimento de 57% no valor das operações e de 51% no número de transações em relação ao mesmo período de 2024.








