Empresas acreditam mais em si do que em melhora do cenário econômico do país

Empresas acreditam mais em si do que em melhora do cenário econômico do país

Pesquisa mostra que 81% dos executivos avaliam negativamente o cenário econômico, enquanto 41% esperam melhora nos resultados dos negócios

Mesmo diante de um ambiente macroeconômico percebido como adverso, os executivos financeiros do Paraná demonstram confiança no desempenho de suas próprias organizações. É o que revela a edição 2025 da Pesquisa de Sondagem do Índice de Confiança dos Executivos de Finanças do Paraná, realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR), em parceria com o Datacenso.

Os dados mostram que 81% dos CFOs, diretores financeiros e executivos ouvidos consideram que a economia brasileira piorou nos últimos 12 meses, o maior índice de percepção negativa registrado nas três últimas edições do levantamento. Em contraste, quando analisam o futuro de seus próprios negócios, 41% dos respondentes demonstram expectativa positiva quanto ao desempenho das empresas nos próximos 12 meses.

A aparente contradição revela um movimento cada vez mais frequente entre lideranças financeiras: a separação clara entre os riscos do ambiente macroeconômico e a gestão interna das organizações. Mesmo em um contexto de instabilidade e incertezas fiscais, os executivos seguem confiantes em estratégias voltadas à eficiência operacional, controle financeiro e inovação.

“O executivo financeiro está mais consciente dos desafios do cenário econômico nacional, mas isso não impede a tomada de decisões estratégicas dentro das empresas”, afirma Carlos Peres, presidente do IBEF Paraná.

“O dado mostra maturidade na gestão. As lideranças entendem que não controlam o ambiente macro, mas têm domínio sobre seus processos, investimentos e planejamento. Essa confiança no desempenho dos próprios negócios é fundamental para sustentar a competitividade em momentos de maior volatilidade”, completa o presidente.

A pesquisa ouviu executivos paranaenses, sendo que 86% ocupam cargos de alta liderança, como CEOs, sócios-fundadores e CFOs, em empresas majoritariamente consolidadas, com mais de dez anos de atuação no mercado.

Para o Datacenso, responsável técnico pelo estudo, o resultado reflete uma mudança no comportamento do executivo financeiro brasileiro. “Não se trata de um otimismo ingênuo, mas de uma postura mais analítica e pragmática”, explica Cláudio Shimoyama, CEO do Datacenso.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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