Festas corporativas ganham força e reacendem debate sobre comportamento

Festas corporativas ganham força e reacendem debate sobre comportamento

Com a agenda de celebrações cheia, profissionais precisam equilibrar descontração e postura para preservar a imagem e o clima da empresa

As confraternizações corporativas de fim de ano seguem em alta e voltaram a ocupar definitivamente o calendário das empresas, movimentando equipes e fortalecendo o clima organizacional. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), o setor movimentou cerca de R$ 21 bilhões em 2024 e deve crescer pelo menos 12% em 2025.

Contudo, volta à tona uma dúvida comum entre os profissionais para saber até onde ir nesses eventos. De acordo com Patricia Suzuki, diretora de RH da Redarbor Brasil, detentora da Catho, plataforma gratuita de empregos, o comportamento adotado durante as celebrações pode ter impacto direto na reputação profissional e até nas oportunidades futuras dentro da própria organização.

“É importante lembrar que, mesmo fora do ambiente de trabalho, a festa de confraternização é um evento corporativo e uma vitrine para o comportamento profissional. A naturalidade é bem-vinda, mas ela precisa vir acompanhada de bom senso. É muito importante quilibrar descontração e profissionalismo”, destaca Suzuki.

Junto a isso, a especialista acredita que as confraternizações podem ser uma excelente oportunidade de networking interno, fortalecendo laços entre colegas de trabalho, além de contribuir para um clima organizacional mais leve. Segundo ela, esses momentos são válidos para mostrar autenticidade e interagir com pessoas de outras áreas que no dia-dia não tem um contato direto.

“Mas atitudes impensadas podem deixar uma marca negativa que perdura para além da festa. É preciso ter essa consciência e aproveitar com responsabilidade”, complementa.

Apenas de janeiro a maio de 2025, o setor de eventos corporativos no Brasil teve alta de quase 16% no volume de pedidos de orçamentos, em comparação ao mesmo período de 2024, conforme dados da DataEventos. Para muitos profissionais, 2025 consolida de vez a volta das celebrações presenciais como parte essencial da cultura corporativa.

“O equilíbrio é a palavra-chave. Participar, interagir e se divertir é importante, mas sem ultrapassar limites ou comprometer a imagem construída. Interaja com colegas de forma respeitosa e mantenha postura profissional. Dessa forma, é possível curtir esse momento de celebração e descontração”, conclui Patricia.

Para manter a atenção, 3 dicas de como aproveitar a festa corporativa sem comprometer sua imagem:

1. Interaja com pessoas de diferentes áreas

Aproveite a oportunidade para ampliar sua rede interna e fortalecer relações com colegas.

2. Mantenha a naturalidade, mas com bom senso

Demonstre autenticidade, mas sem ultrapassar limites.

3. Saiba a hora de encerrar

Se perceber que o evento já atingiu seu auge ou que está cansado, retire-se com elegância. Sair no momento certo também faz parte de uma boa imagem.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *