Máquinas de cartão impulsionam PMEs e ampliam vendas com pagamentos

Máquinas de cartão impulsionam PMEs e ampliam vendas com pagamentos

Pesquisa mostra que 91% das pequenas e médias empresas brasileiras que adotaram soluções digitais de pagamento registraram crescimento significativo nos negócios

As máquinas de cartão se consolidaram como ferramentas essenciais para o crescimento das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. Ao oferecer formas de pagamento mais ágeis e seguras, elas melhoram a experiência do cliente, reduzem a inadimplência e ampliam o alcance dos negócios. Além disso, a integração com soluções financeiras permite otimizar o fluxo de caixa, apoiando o empreendedor na gestão diária.

De acordo com estudo da Mastercard realizada este ano, 91% das PMEs brasileiras que utilizam soluções digitais de pagamento relataram crescimento significativo nos negócios, reforçando o papel estratégico da digitalização para o setor.

Felipe Pinter, Head of SAR Marketing da Ingenico, destaca: “A tecnologia das maquininhas acompanha o ritmo de quem quer vender mais e melhor, seja em uma loja de rua ou em meio à multidão de um festival. Soluções como a Lane 360 reduzem a inadimplência, ampliam o alcance dos negócios e integram recursos financeiros que otimizam o fluxo de caixa”.

Benefícios para as PMEs

  • Agilidade e segurança: pagamentos rápidos e confiáveis aumentam a satisfação do cliente.
  • Redução da inadimplência: ao garantir transações imediatas, as maquininhas diminuem riscos de não pagamento.
  • Integração financeira: soluções modernas permitem conciliar vendas com gestão de fluxo de caixa.
  • Expansão de mercado: aceitação de cartões amplia o alcance, permitindo que PMEs participem de eventos, feiras e festivais.

Contexto do mercado

Segundo levantamento da Fiserv em parceria com o Sebrae-SP (2023), empreendedores que utilizam maquininhas de cartão têm faturamento médio de R$ 24,9 mil por mês, totalizando quase R$ 300 mil ao ano, o que evidencia o impacto direto da tecnologia na sustentabilidade dos negócios.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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