Marcas próprias impulsionam o varejo farmacêutico

Marcas próprias impulsionam o varejo farmacêutico

Segmento vem crescendo e deve movimentar R$ 6 bilhões no país até o final de 2025

O avanço das marcas próprias no varejo farmacêutico brasileiro ganhou velocidade nos últimos anos e a expectativa, até o final de dezembro, é de movimentar cerca de R$ 6 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Marcas Próprias (Abmapro)A tendência é sustentada por fatores como busca por preços mais competitivos, maior confiança do consumidor e ampliação da oferta de produtos em categorias como suplementos, cuidados pessoais, higiene e infantis.

A Farmarcas, que reúne 11 redes de farmácias associadas, vem intensificando os investimentos em marcas próprias e ampliando o alcance de sua linha Supra, hoje presente em 90% das lojas dessas redes.

Criada em 2013 com apenas nove itens, a linha Supra já se consolidou como um dos destaques no portfólio das farmácias associadas à Farmarcas, destacando-se em termos de competitividade com outras marcas do setor. Atualmente, a linha disponibiliza 90 SKUs distribuídos entre as famílias SupraCorp, SupraBaby e SupraCare, número que cresceu acompanhando a evolução de um mercado no qual os consumidores estão mais dispostos a experimentar marcas próprias.

“O crescimento das marcas próprias no Brasil não é um fenômeno pontual. Ele mostra uma mudança estrutural no comportamento de compra, impulsionada pela percepção de valor e pela confiabilidade. Dentro das nossas redes, a Supra representa esse novo momento, combinando qualidade técnica com preço acessível”, afirma Fábio Chacon, Diretor Comercial da Farmarcas.

O portfólio ganhou impulso entre 2024 e 2025 com diversos lançamentos em suplementos. Entre os produtos da linha estão creatinas, glutamina, cafeína, ômega 3, coenzima Q10,mix de fibras entre outros. A linha SupraBaby também ampliou suas versões de fraldas descartáveis, enquanto a SupraCare passou a oferecer modelos Pants.

O resultado dessa estratégia de ampliação de portfólio é consistente com 1,5 milhão de produtos comercializados em 2024 e 1,6 milhão no acumulado de 2025. O faturamento das linhas de marcas próprias da Farmarcas evoluiu de R$ 75 milhões para R$ 76,2 milhões no período, respondendo atualmente por 2,3% do mix de vendas das redes associadas.

“As farmácias estão percebendo que a marca própria permite maior controle sobre margem, precificação e estratégia comercial. Ao mesmo tempo, oferece ao consumidor um produto com desempenho técnico e de altíssimo nível comparável às marcas líderes, com preço mais competitivo. Essa equação se tornou determinante para a fidelização e o aumento de ticket médio em nossas farmácias associadas”, explica o executivo.

Linha Supra da Farmarcas é destaque em campanha promocional

A nova edição da “Compra Bem que a Sorte Vem”, considerada a maior campanha promocional do varejo farmacêutico nacional, dá à linha Supra destaque adicional. Nesta edição, produtos das linhas próprias SupraBaby, SupraCare e SupraCorp garantem cinco números extras por item para que o cliente possa aumentar suas chances de ser premiado, reforçando também a estratégia de impulsionar a experimentação e o giro da marca própria no PDV.

A campanha, válida até 30 de janeiro de 2026, distribuirá mais de R$ 2 milhões em prêmios entre clientes e atendentes das 11 redes associadas à Farmarcas, incluindo duas casas de R$ 500 mil, 11 prêmios de R$ 50 mil e centenas de vales-compras. Para participar, basta estar cadastrado no programa de fidelidade das redes. A cada R$ 1 em produtos não medicamentosos, o cliente recebe números da sorte, e a cada R$ 20 em compras, as chances são multiplicadas. Mais informações sobre a campanha em: Compra Bem que a Sorte Vem

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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