NTT DATA firma acordo para adquirir SPRO, fortalecendo cobertura em SAP para o agronegócio

NTT DATA firma acordo para adquirir SPRO, fortalecendo cobertura em SAP para o agronegócio

Empresa promove integração inteligente entre todos os elos do agronegócio, do campo ao consumidor final

A NTT DATA, líder global em serviços de TI para a plataforma SAP, anuncia acordo firmado para a aquisição da SPRO IT Solutions, parceira SAP líder no setor de agronegócio no Brasil. Os termos da aquisição foram finalizados entre as empresas e a conclusão do negócio se dará após aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Desde 2008, a SPRO vem se consolidando como referência nacional em soluções SAP para o agronegócio e a indústria de alimentos, com expertise em projetos que abrangem as principais cadeias produtivas do setor – como originação de grãos, proteína animal, insumos agrícolas, sementes, varejo e biocombustíveis. Atendendo cooperativas, agroindústrias, sementeiras e tradings em todo o país, a empresa promove uma integração inteligente entre todos os elos do agronegócio, do campo ao consumidor final. Como SAP Gold Partner, a SPRO atua em parceria com grandes players globais de tecnologia, como SAP, AWS, Microsoft e Google, acelerando a digitalização estratégica de seus clientes e consolidando-se como uma das principais referências em inovação aplicada ao agronegócio brasileiro.

“O Brasil está entre os dez maiores mercados globais de serviços de TI, com o agronegócio exercendo um papel de destaque em diversas regiões do país. Ao receber a SPRO em nossa organização, estamos não apenas fortalecendo nossa atuação em SAP em um setor estratégico, mas também reafirmando nosso compromisso com a inovação e o crescimento sustentável na região. A sólida experiência da SPRO e seu relacionamento próximo com os clientes nos permitirão entregar ainda mais valor e acelerar a execução da nossa estratégia global”, afirma Norbert Rotter, CEO da NTT DATA Business Solutions AG.

A SPRO é especializada em impulsionar a transformação digital de ponta a ponta no agronegócio, oferecendo uma plataforma completa de software e serviços que promovem eficiência operacional, governança e sustentabilidade produtiva. Com atuação nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte – onde se concentram os principais players do setor – a empresa se consolida como referência em tecnologia para o agronegócio. Atualmente, disponibiliza soluções próprias na SAP Store e acumula diversas certificações e reconhecimentos, como o SAP Delivery Excellence Award, que reforçam sua liderança, credibilidade e compromisso com a inovação.

“Esta aquisição abre novas oportunidades de cross-selling e upselling, ao combinar os pontos fortes de ambas as organizações. A SPRO passará a integrar nosso centro global de excelência, promovendo a troca de conhecimento e impulsionando ganhos de produtividade. O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, representando cerca de 29,4% do PIB nacional e sendo responsável por uma parcela significativa das exportações do país. Com a expertise da SPRO em SAP para as principais cadeias produtivas do agro e a colaboração global com as demais unidades da NTT DATA, ampliaremos ainda mais nossa capacidade de entregar soluções inovadoras e acelerar nossa expansão internacional”, afirma Ricardo Fachin, Managing Director da NTT DATA Business Solutions Brasil.

Marco importante

Almir Miguel Meinerz, CEO da SPRO, comenta: “Com mais de 350 colaboradores, nossa missão sempre foi impulsionar a inovação tecnológica no agronegócio, transformando dados em inteligência e trazendo resultados concretos para nossos clientes. A integração à NTT DATA representa um marco importante para a SPRO, para nosso time e para todo o ecossistema de clientes e parceiros que construímos ao longo de 17 anos. Estamos entusiasmados com as novas oportunidades de desenvolver soluções conjuntas para clientes SAP, expandir as soluções já reconhecidas pelo mercado e acelerar nosso crescimento, tanto no Brasil quanto em mercados internacionais”.

A aquisição da SPRO adicionará 70 clientes à carteira da NTT DATA. A empresa se tornará uma subsidiária da NTT DATA no Brasil e operará como uma empresa independente após a aquisição, usando a marca “SPRO, an NTT DATA Company”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *