Em 2026, profissionais miram em evolução financeira, desenvolvimento e qualidade de vida

Em 2026, profissionais miram em evolução financeira, desenvolvimento e qualidade de vida

Pesquisa da Robert Half apresenta os principais objetivos para 2026

Neste início de 2026, a Robert Half identifica um movimento consistente entre profissionais: o novo ano tende a ser marcado por objetivos voltados ao desenvolvimento contínuo, à estabilidade financeira e a uma vida profissional equilibrada. Às empresas, este é um sinal importante para que iniciem o próximo ciclo mais alinhadas às expectativas dos trabalhadores.

O estudo indica que as resoluções de “Ano Novo” do mercado de trabalho brasileiro continuam fortemente orientadas por perspectivas tradicionais, porém com nuances importantes em cada um dos grupos investigados.

“Notamos que o desejo por crescimento profissional vem acompanhado de uma postura mais estratégica, o que é muito positivo. Os trabalhadores estão mais atentos ao equilíbrio, à capacidade de aprender e à necessidade de evoluir junto às transformações do mercado”, afirma Fernando Mantovani (foto), diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.

Entre empregados, as cinco principais prioridades para 2026 são:

  • Crescimento e estabilidade financeiros (59%)
  • Educação continuada (57%)
  • Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (45%)
  • Avanço na carreira e promoções (39%)
  • Exploração de novos ares de carreira (26%)

Já entre profissionais com qualificação e em busca de recolocação, o foco é ligeiramente diferente, com ênfase ampliada na capacitação e na diversificação de caminhos:

  • Desenvolvimento contínuo de habilidades (59%)
  • Sondagem de novas oportunidades de carreira (43%)
  • Crescimento financeiro e estabilidade (42%)
  • Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (37%)
  • Empreendedorismo e negócios próprios (28%)

A convergência entre as categorias mapeadas evidencia que, mesmo diante de cenários profissionais distintos, a construção de carreiras mais sustentáveis, flexíveis e financeiramente sólidas permanece no centro das decisões. Soma-se a isso o impacto da evolução tecnológica e de exigências específicas, como a implementação da Reforma Tributária, que vêm estimulando talentos a investirem continuamente em formação e requalificação.

Para Mantovani, o ponto de atenção é evitar que as metas sejam abandonadas ao longo do caminho, cenário bastante comum quando falamos das clássicas intenções de fim de ano. “Disciplina e perseverança são fundamentais para transformar desejo em conquista. Mesmo que a passos curtos, o importante é se movimentar. O mercado de trabalho em 2026 apresenta excelentes oportunidades, especialmente para quem investe em habilidades que endereçam os gaps das empresas”, completa o executivo.

Metodologia

Os dados fazem parte de uma sondagem proprietária da Robert Half, realizada em novembro de 2025, com a participação de 500 profissionais com qualificação, estejam eles empregados ou em busca de recolocação, reunindo percepções e expectativas para o novo ano.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *