Volkswagen é líder pelo terceiro ano consecutivo em vendas de veículos de passeio no Brasil

Volkswagen é líder pelo terceiro ano consecutivo em vendas de veículos de passeio no Brasil

Marca encerra 2025 com 436.336 unidades vendidas e 17,1% de participação de mercado

A Volkswagen do Brasil encerrou o ano de 2025 como líder absoluta em vendas de veículos de passeio no mercado brasileiro pelo terceiro ano consecutivo, consolidando sua posição como uma das montadoras mais fortes, consistentes e relevantes da indústria automotiva nacional. O desempenho reflete também o avanço da marca em participação de mercado, posicionando a Volkswagen como a montadora com produção 100% nacional que mais cresce no Brasil, com um avanço três vezes superior ao do mercado automotivo brasileiro.

No acumulado do ano, a Volkswagen registrou 436.336 veículos vendidos, alcançando 17,1% de participação de mercado no segmento de veículos de passeio. O resultado é fruto de uma estratégia sustentada por um portfólio competitivo, liderança em segmentos-chave e produtos alinhados às demandas do consumidor brasileiro.

A força do portfólio da Volkswagen em 2025 esteve diretamente associada à combinação entre design, tecnologia, eficiência e um forte compromisso com a segurança. A marca é hoje a montadora com o maior número de modelos avaliados com cinco estrelas no Latin NCAP (Tera, Nivus, T‑Cross, Taos e Tiguan), reforçando a prioridade da Volkswagen em oferecer veículos cada vez mais seguros ao consumidor brasileiro.

Além do forte desempenho no mercado interno, a Volkswagen do Brasil também liderou de forma consistente as exportações de automóveis em 2025, ampliando sua presença em mercados estratégicos da América Latina e do continente africano. Ao todo, foram 116.495 unidades exportadas, um crescimento de 29% em relação a 2024. A excelente performance nas exportações reforça a competitividade dos modelos produzidos no País e o reconhecimento da qualidade, da tecnologia e da engenharia brasileira no exterior. Não e por acaso que a VW é a maior exportadora da indústria automotiva brasileira, com mais de 4,4 milhões de veículos destinados ao exterior.

Destaques Comerciais do Ano

Entre os destaques do ano está o Volkswagen Polo, que encerrou 2025 como o carro de passeio mais vendido do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, com 122.677 unidades emplacadas, mantendo também a liderança absoluta no segmento de hatches.

No segmento de SUVs, o Volkswagen T‑Cross fechou o ano como o SUV mais vendido do Brasil, também pelo terceiro ano consecutivo, com 92.842 unidades comercializadas. O desempenho consistente do modelo foi determinante para que a Volkswagen mantivesse a liderança no segmento que mais cresce no mercado brasileiro, com 204.899 unidades vendidas dos modelos Tera, Nivus, T‑Cross, Taos, Tiguan e ID.4. Isso representa mais de 80 mil unidades à frente da marca segundo colocada.

Outro grande protagonista de 2025 foi o Volkswagen Tera. Lançado em junho, o modelo teve rápida ascensão no mercado e, após o ramp-up de produção, assumiu a liderança do seu segmento já em setembro, o primeiro mês de produção em ritmo pleno. Desde então, o Tera figura de forma consistente entre os três veículos mais vendidos do Brasil e encerrou o ano com 48.143 unidades vendidas (desde junho de 2025), além da liderança do seu segmento.

O lançamento do Tera também se destacou por uma estratégia de Marketing, Comunicação e Vendas inovadora e consistente, desde a revelação inédita do produto durante o Carnaval do Rio de Janeiro, passando por ações de grande impacto e visibilidade junto a novos públicos, tais como o lançamento do produto durante o C6 Fest, a abertura de vendas histórica na rede de concessionárias, com mais de 12 mil pedidos concretizados em 50 minutos, a campanha inédita de publicidade em parceria com a Netflix e o estande exclusivo do SUVW no The Town.

Com forte atuação nos segmentos que mais crescem no País, a Volkswagen encerra 2025 como marca líder em SUVs no Brasil pelo terceiro ano consecutivo, apoiada principalmente pelo desempenho consistente do T‑Cross e pela rápida ascensão do Tera.
Outro destaque importante da marca no ano passado foram as vendas no Varejo. Em 2025, enquanto o mercado automotivo brasileiro caiu 1,3%, a Volkswagen cresceu 15,8% em relação a 2024, com um total de 176.832 emplacamentos, ou seja, 24.139 carros a mais.

“Os resultados de 2025 confirmam a consistência da estratégia da Volkswagen no Brasil. A liderança pelo terceiro ano consecutivo em vendas de veículos de passeio mostra a força do nosso portfólio, a qualidade da execução e o comprometimento do nosso time. Modelos como Polo, T‑Cross e o recém-lançado Tera refletem nossa capacidade de liderar nos segmentos mais relevantes do mercado. Esse desempenho nos dá uma base muito sólida para seguir avançando em 2026, com foco em crescimento sustentável e na preferência do consumidor brasileiro”, afirma Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

“A Volkswagen vive um momento muito positivo no Brasil, sustentado por um portfólio moderno e competitivo. Em 2025, lançamentos como o Tera e a retomada da esportividade com a linha VW Legends, com Nivus GTS, Jetta GLI e o novo Golf GTI, resgataram atributos históricos da marca, como performance e emoção ao dirigir, algo que só a Volkswagen sabe fazer. Isso impulsionou o crescimento da marca principalmente nas vendas para o consumidor final, no varejo, onde crescemos +15,8% em relação ao ano anterior, mesmo com uma indústria que recua -1,3% no mesmo período. Em 2026 vamos acelerar nossa ofensiva de produtos no País, com a chegada do Golf GTI e dos novos Taos e Tiguan, e o início da nossa era de eletrificação, convictos de que desenvolvemos e produzimos produtos que são a preferência do nosso consumidor”, destaca Fernando Silva, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.

Com três modelos entre os mais vendidos do Brasil, Polo, T‑Cross e Saveiro, liderança sustentada nos principais segmentos e resultados consistentes em volume e participação de mercado, a Volkswagen encerra 2025 fortalecida e preparada para acelerar sua estratégia no mercado brasileiro em 2026.

Os resultados refletem o sucesso de uma estratégia consistente e de longo prazo. Com 72 anos de história no Brasil, a Volkswagen segue contribuindo ativamente para o desenvolvimento da indústria automotiva, da cadeia produtiva e da economia nacional, investindo em tecnologia, inovação, pessoas e produtos que acompanham a evolução do País.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *