Barras, ovos ou bombons recheados de chocolate? Veja o que os brasileiros mais pedem no iFood nesta Páscoa

Barras, ovos ou bombons recheados de chocolate? Veja o que os brasileiros mais pedem no iFood nesta Páscoa

 iFood Tendências aponta que brasileiros consumiram 32% a mais em chocolates que no pré-Páscoa de 2025

A Páscoa é o principal momento para vendas de chocolate no ano e segundo levantamento realizado pelo iFood Tendências para celebrar a data, os brasileiros consumiram 32% a mais chocolates no delivery, no período pré-Páscoa, que em 2025. As barras de chocolate são as “queridinhas” em volume de pedidos no iFood, com mais 400 mil barras pedidas este ano e representando aproximadamente 60% do volume total de pedidos da categoria. 

No ranking dos chocolates que mais crescem em pedidos no iFood, os chocolates recheados estão roubando a cena, apresentando um crescimento de 381% em pedidos feitos no período que antecede a festividade. Os dados comparam os dias que antecedem a Páscoa nos últimos 3 anos e os ovos de Páscoa também têm tido seu espaço no consumo dos brasileiros no delivery, com 128% a mais de consumo este ano. As caixas de bombom completam o ranking dos que mais crescem em consumo, com 124% no aumento de pedidos entregues.

Artesanais X Grandes marcas

O levantamento mostra que os brasileiros têm diversificado suas escolhas, transitando entre a tradição das grandes marcas e a personalização da confeitaria artesanal. No entanto, ovos de Páscoa de grandes marcas ainda detêm a maior fatia da preferência de consumo dos brasileiros – cerca de 80% do consumo no iFood são de marcas tradicionais ou grandes chocolaterias.

Os ovos artesanais, por sua vez, têm ganhado o gosto dos brasileiros no iFood: os doces produzidos por confeitarias presentes na plataforma tiveram um crescimento médio de 46% nos últimos três anos – uma taxa quase três vezes superior à dos industrializados. Outra diferença nesse consumo está no timing da compra: a maior parte dos ovos industrializados são pedidos durante a semana que antecede o feriado (49%). Já o consumo dos ovos artesanais é emocional e de última hora. Mais da metade dos pedidos (52%) são realizados no próprio final de semana da Páscoa (sexta a domingo).

O comportamento de consumo também varia drasticamente entre os tipos: enquanto os pedidos de ovos industrializados são mais volumosos, com uma média de 6,7 itens por sacola, os ovos artesanais apresentam um consumo mais focado, com média de 2,2 itens por pedido, sinalizando uma compra mais seletiva e personalizada.

Metodologia

Os dados apresentados foram extraídos do hub de inteligência iFood Tendências e compreendem o volume de pedidos realizados nos períodos que antecedem a Páscoa em 2024 (1/3 a 31/3), 2025 (21/3 a 20/4) e 2026 (1/3 a 23/3). Para efeitos comparativos entre os anos, a análise considerou os 18 dias dentro do período de um mês antes da Páscoa. O levantamento contemplou pedidos em todo o Brasil nas categorias de Mercado e Doces e Bolos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *