Além do salário: empresas investem em experiências presenciais para reter talentos

Além do salário: empresas investem em experiências presenciais para reter talentos

Em meio ao avanço de modelos híbridos e à disputa por profissionais qualificados, organizações transformam o ambiente físico em hubs de bem-estar, integração e aprendizado contínuo

A consolidação dos modelos de trabalho no cenário pós-pandemia trouxe um desafio central para os departamentos de gestão de pessoas: como tornar o escritório presencial um espaço desejável, capaz de engajar colaboradores e fortalecer o sentimento de pertencimento? Diante de um mercado de trabalho marcado pela acirrada disputa por profissionais qualificados, companhias brasileiras de tecnologia vêm reformulando a experiência no ambiente corporativo. A estratégia vai além dos pacotes tradicionais de remuneração e aposta em iniciativas de descompressão, suporte à saúde física e financeira, integração social e estímulo ao desenvolvimento pessoal, transformando a rotina de quem frequenta o espaço físico.

Nesse cenário de transformação, a busca por maior equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional alterou profundamente a percepção dos trabalhadores sobre o ambiente de trabalho. Dados do relatório Tendências Globais de Capital Humano 2026, realizado pela Deloitte, revelam a urgência dessa reestruturação: 68% dos profissionais apontam uma queda direta no bem-estar e 60% relatam um aumento constante na carga de trabalho no último ano.

Como resposta, 72% dos executivos e colaboradores destacam que preservar o sentimento de pertencimento e um forte propósito corporativo são as maiores prioridades nas organizações atuais. O estudo mostra ainda que 40% das lideranças globais já desenham suas estratégias corporativas focando simultaneamente em resultados de negócios e em metas de bem-estar humano. O escritório físico, portanto, deixa de ser um mero local de cumprimento de carga horária para se tornar um hub de convivência, trocas orgânicas e sustentabilidade humana.

Integração com felinos

Organizações como a ColmeIA, referência nacional em automação e soluções conversacionais, transformam interações digitais em resultados. Na sede da empresa, em São Paulo, a descompressão ganhou uma dinâmica inédita com a integração permanente de três felinos, Mel, Abel e Poli, resgatados em parceria com o Instituto Lucy. O escritório foi totalmente adaptado para garantir a segurança dos animais, que passaram a fazer parte da rotina diária da equipe, trazendo um alívio direto nas jornadas de demanda técnica e estimulando interações espontâneas entre diferentes departamentos. O ambiente da empresa conta ainda com cadeiras de massagem e encontros mensais de integração corporativa para celebrar os aniversariantes do mês.

De forma complementar, a Web Jasper, referência em soluções de software de gerenciamento por categoria e trade marketing, com inteligência e execução de ponta para o varejo, desenhou sua infraestrutura e rotina interna para promover o alívio do estresse e a convivência diária. O escritório possui um escorregador integrado ao espaço de trabalho, mesa de sinuca, videogames, academia de acesso gratuito, com estrutura de treinamento e uma área de descanso equipada com puffs para pausas e descansos após o almoço. A companhia também disponibiliza máquinas de café ilimitadas com múltiplos preparos e promove happy hours temáticos ao final de cada mês, além de ações pontuais voltadas ao bem-estar, como sessões de massoterapia realizadas em datas comemorativas específicas.

Para além do lazer e do alívio do estresse diário, o investimento no ambiente físico desdobra-se em programas permanentes de suporte à saúde integral e ao desenvolvimento profissional contínuo. A Web Jasper estrutura sua cultura de aprendizagem por meio do Web Talk, evento semanal realizado às quartas-feiras, em que especialistas internos e convidados debatem temas cruciais, como cibersegurança. A companhia promove ainda o Retail Tech, encontro mensal focado em tendências de mercado e inteligência artificial, com palestras de convidados externos e transmissão aberta pelo YouTube, além de disponibilizar uma academia própria totalmente equipada para uso dos funcionários.

Blitz da saúde

Na ColmeIA, a aposta abrange a cobertura integral do plano Total Pass para todos os colaboradores, somada a um calendário contínuo de ações que inclui a Blitz da Saúde com exames preventivos, campanhas de vacinação, doação de sangue e consultorias de educação financeira com suporte para planejamento habitacional pelo programa Minha Casa Minha Vida, além de engajamento em feiras de ciências e doações sociais.

Analisando a relação direta entre o bem-estar da equipe e a percepção do ambiente corporativo, o CEO da ColmeIA, José Caodaglio, destaca que a presença dos animais foi motivada por convicção e trouxe resultados espontâneos para a rotina. “Acredito que não tenha nenhum estudo científico nisso, mas a única coisa que vejo é que as pessoas se sentem bem, e eu fiz mais por convicção. Os feedbacks são bons e o escritório ficou mais alegre e diferente também, porque nunca vi isso em uma outra empresa. Gato tem esse poder de fazer a gente prestar atenção neles, e eles são imprevisíveis, então acho que isso gera bastante conversa entre a gente e situações que de outra maneira não iriam acontecer, além de ter também um componente de aliviar estresse. Até os clientes que vêm aqui gostam. Eles não teriam nenhuma intenção de fingir algo que não sentem, e às vezes saem de uma sala, pegam um gato e trazem para o ambiente de reunião”, relata o executivo.

Sob a ótica do desenvolvimento contínuo e da convivência interpessoal, o CEO da Web Jasper, Michel Jasper, aponta como a estrutura física influencia o engajamento diário.

“Criar um ambiente corporativo dinâmico, capaz de unir momentos de descontração, estrutura para a prática de exercícios e espaços para o aprendizado constante, transforma a relação do time com o trabalho. Quando o colaborador encontra no escritório ferramentas para se desenvolver profissionalmente e, simultaneamente, canais para relaxar e interagir com os colegas, a presença no ambiente físico deixa de ser vista como uma obrigação burocrática e passa a ser reconhecida como uma escolha enriquecedora para a rotina de todos”, afirma Jasper.

A movimentação observada em companhias como ColmeIA e Web Jasper sinaliza uma transformação duradoura na forma como o mercado corporativo brasileiro estrutura suas relações de trabalho. O investimento contínuo em benefícios presenciais, infraestrutura de lazer e suporte integral ao indivíduo reitera que a retenção de talentos no cenário atual depende da capacidade das organizações de oferecerem um ecossistema equilibrado, em que produtividade, inovação e qualidade de vida caminhem lado a lado.

Foto: Reprodução/ColmeIA

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *