Eneagrama das Personalidades propõe novas perspectivas para o autoconhecimento e os relacionamentos profissionais

Eneagrama das Personalidades propõe novas perspectivas para o autoconhecimento e os relacionamentos profissionais

Especialista Alexandre Helfer conduzirá uma nova turma sobre a ferramenta voltada a empresários e profissionais liberais

Compreender melhor os próprios comportamentos, reconhecer padrões que influenciam as decisões e desenvolver relações mais saudáveis são desafios presentes tanto na vida pessoal quanto no ambiente profissional. Para quem deseja aprofundar esse processo de autoconhecimento e ampliar a maneira como enxerga pessoas, negócios e relacionamentos, o Eneagrama das Personalidades surge como uma ferramenta de reflexão e desenvolvimento pessoal.

O tema será apresentado pelo especialista Alexandre Helfer, de Cascavel, que estará em Curitiba para conduzir uma nova turma de formação em Eneagrama. A proposta é reunir empresários e profissionais liberais interessados em conhecer melhor a si mesmos e compreender como diferentes perfis de personalidade influenciam a comunicação, a liderança, as negociações e a convivência no dia a dia.

O Eneagrama é um sistema de autoconhecimento que organiza diferentes padrões de personalidade em nove tipos principais. A ferramenta busca ajudar as pessoas a identificar tendências de comportamento, motivações, medos e formas de reagir diante de situações cotidianas. Mais do que classificar indivíduos, a proposta é estimular uma observação mais consciente sobre a maneira como cada pessoa pensa, sente e age.

Ao reconhecer esses padrões, o participante pode ampliar sua compreensão sobre as próprias escolhas e perceber comportamentos que, muitas vezes, acontecem de forma automática. Esse processo também pode contribuir para identificar os chamados sabotadores internos, como inseguranças, resistências e reações que dificultam o desenvolvimento pessoal e profissional.

Autoconhecimento aplicado à vida profissional

No ambiente corporativo, compreender diferentes perfis pode favorecer relações mais produtivas e uma comunicação mais adequada às necessidades de cada pessoa. A partir do conhecimento proporcionado pelo Eneagrama, empresários e profissionais liberais podem refletir sobre seus estilos de liderança, formas de tomar decisões e maneiras de conduzir conversas, negociações e processos de venda.

A ferramenta também pode ser utilizada como apoio para compreender diferentes perspectivas e lidar com os desafios das relações interpessoais. Ao reconhecer que as pessoas possuem motivações e formas distintas de interpretar o mundo, torna-se possível desenvolver uma escuta mais atenta e buscar respostas menos automáticas diante dos conflitos.

A proposta da formação, portanto, não se limita ao conhecimento individual. O objetivo é estimular uma visão mais ampla sobre como o autoconhecimento pode influenciar os relacionamentos pessoais e profissionais, a gestão de equipes, a comunicação e a condução dos negócios.Para Alexandre Helfer, o contato com o Eneagrama pode abrir espaço para novas perguntas e possibilidades de mudança. Segundo ele, “quando ampliamos o conhecimento sobre nós mesmos, também passamos a enxergar as pessoas e as situações ao nosso redor por novas perspectivas. O Eneagrama é um convite para esse olhar mais consciente”.

Nova turma começa em 1º de outubro

A nova turma terá início no dia 1º de outubro e será realizada ao longo de sete quintas-feiras. Os encontros acontecerão das 19h15 às 22h15, proporcionando aos participantes um espaço de aprendizado, reflexão e troca de experiências.

O investimento para participar da formação é de R$ 1.990,00. A atividade é destinada a empresários, profissionais liberais e demais pessoas interessadas em aprofundar o autoconhecimento e explorar novas possibilidades para seus relacionamentos, sua comunicação e sua atuação profissional.

A formação conduzida pelo especialista Alexandre Helfer apresenta o Eneagrama como uma oportunidade de olhar para os próprios padrões e compreender como eles podem influenciar escolhas, comportamentos e relações. A partir dessa reflexão, os participantes são convidados a desenvolver uma postura mais consciente diante dos desafios da vida pessoal e dos negócios.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *