Aplicativo de empresa paranaense ajuda a reduzir desperdício de comida em restaurantes

Aplicativo de empresa paranaense ajuda a reduzir desperdício de comida em restaurantes

O desperdício de alimentos é um grande problema que o setor de restaurantes tenta resolver, mas nem sempre obtém resultados positivos. Só para se ter uma ideia, o Brasil desperdiça, anualmente, 41 mil toneladas de alimentos, sendo que mais de 6 mil toneladas de comida são jogadas fora pelos restaurantes todos os anos.

Consciente de que os estabelecimentos gastronômicos podem realmente fazer a diferença, a franquia paranaense, que nasceu em Cascavel, Appétit Delivery, criou um aplicativo simples e inovador.

De acordo com o CEO da empresa, Juliano Matias, através dessa tecnologia são disponibilizados “destaques”, na tela do aplicativo, para que os restaurantes anunciem seus produtos com preço mais acessível em determinados horários e façam alertas aos usuários de promoções.

Conversando com os donos de restaurantes e lanchonetes, o empresário paranaense constatou que as perdas de comida acontecem porque muitas vezes eles dimensionam a produção baseados em um histórico ou média de vendas. No entanto, nem sempre as vendas atingem a projeção. No caso de alimentos preparados para consumo imediato, como por exemplo, as marmitas, não há como reaproveitar. Então, muitas vezes, o que não é vendido, acaba sendo perdido.

O que o Appétit Delivery se propõe, é digitalizar uma prática já comum em ambientes físicos. Alguns locais, por exemplo, alteram os valores do seu buffet após um determinado horário para vender o que possivelmente sobraria. Já na versão digital, esta prática é inédita e está sendo testada por cem empresas.

Agora, o que o empresário paranaense faz questão de explicar é que isso em nada muda a qualidade do produto, que é o mesmo vendido no preço normal, porém, quanto mais o tempo passa, maior a chance de perder. Por isso, vale a pena para o estabelecimento colocar um preço menor no prato para que ele não se perca, além de possibilitar a compra por um preço mais acessível pelos clientes.

A verdade é que neste período de pandemia, o consumo de comida pronta e servida no sistema de delivery, cresceu bastante. Se, por um lado, isso foi bom, também trouxe aos empreendedores desse nicho a responsabilidade de criarem soluções para a comida em excesso. Neste sentido, o CEO do Appétit Delivery, que tem cerca de 4 mil estabelecimentos cadastrados e mais de 1500 entregadores em operação, faz questão de destacar que atitudes sustentáveis começam antes mesmo do pedido chegar em casa. Por isso, é importante escolher aplicativos que se preocupem com o meio ambiente e estabelecimentos que trabalhem com este mesmo conceito.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *