Pesquisa global revela confiança do brasileiro no crescimento de seus negócios

Pesquisa global revela confiança do brasileiro no crescimento de seus negócios

Estudo mostra que 92% dos empreendedores brasileiros dizem estar otimistas

GoDaddy Inc. (NYSE: GDDY), empresa que ajuda os empreendedores a prosperarem, apresentou os resultados de sua mais recente Pesquisa Global de Empreendedorismo que analisa o estado recente do setor, o nível de digitalização das pequenas empresas e os planos que os empreendedores têm para o futuro próximo de seus negócios. Segundo o estudo, 92% dos empreendedores brasileiros relataram estar confiantes (42%) ou muito confiantes (50%) no crescimento de sua renda em 2023; uma taxa significativamente maior em comparação com países mais desenvolvidos. No Reino Unido, por exemplo, apenas 74% dos empreendedores relataram confiança em seu crescimento para o ano.

Quando se trata de digitalização de negócios, os resultados globais da pesquisa mostraram que, em comparação com outros países pesquisados, o Brasil possui o maior percentual de proprietários de empresas (40%), que fizeram cursos para se tornarem empreendedores e 99% dos entrevistados concordaram que criar e gerenciar um site para a empresa é importante para aumentar a visibilidade do negócio. Além disso, 44% dos brasileiros relataram já estar usando um site e 44% planejam implementar o uso de um no futuro. Quando se trata de uma loja on-line, 46% disseram já estar usando, com 36% projetando esse investimento.

A pesquisa foi realizada entre pequenas empresas com menos de 50 funcionários e abrangeu oito países – Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, México, Reino Unido e Estados Unidos. Os resultados destacam a importância da digitalização para pequenas empresas, as ferramentas nas quais os empreendedores dependem como parte de seu ecossistema digital e a relevância de possuir um site para ajudar a elevar o negócio online.

O Brasil é o terceiro país com a classificação mais alta na crença sobre a importância de uma presença on-line para o crescimentos dos negócios (76%), atrás do México (77%) e da Índia (82%). “Eu vejo em nossos empreendedores uma capacidade de inovação e adaptação que os ajuda a impulsionar seus empreendimentos”, disse Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil. “Nosso objetivo é ajudar os empreendedores brasileiros a criar e gerenciar sua presença digital com ferramentas on-line fáceis de usar e orientação especializada que auxilia em todas as etapas dessa jornada. É por isso que o canal do YouTube da GoDaddy Brasil oferece material educacional gratuito para quem deseja ingressar nesse universo digital”.

Os resultados da pesquisa também mostraram outras informações por trás da rotina dos proprietários de pequenas empresas. A maioria dos empreendedores entrevistados estão em fase inicial de seus negócios, empreendendo de um a dois anos sendo que metade têm menos de um ano de funcionamento. No Brasil, as gerações mais jovens estimulam o ritmo do empreendedorismo, com 33% dos entrevistados com menos de 30 anos. Da mesma forma, o empreendedorismo feminino está se tornando mais relevante no Brasil. O país tem uma alta porcentagem de empresárias mulheres (53%) entre os entrevistados, atrás dos Estados Unidos (62%), Austrália (60%), Reino Unido (59%) e México (59%).

Ao revelar os fatores de motivação de empreender, seguir uma paixão foi o principal motivo compartilhado pelos entrevistados nos Estados Unidos (53%), Reino Unido (49%), Canadá (48%) e Austrália (49%). No entanto, no Brasil (40%) e no México (47%), o motivo principal citado para iniciar um negócio é a necessidade ou desejo de uma fonte adicional de renda.

Ter segurança no site que abriga o negócio foi um ponto identificado como cada vez mais relevante para pequenas empresas, constatando que os empreendedores latino-americanos estão mais preocupados com esse aspecto. Dos entrevistados, 86% no Brasil e 83% no México acreditam que as pequenas empresas estão sob ameaça de ataques cibernéticos. Finalmente, tanto os empreendedores no México quanto no Brasil relataram a exposição dos dados de seus clientes e a perda da confiança dos mesmos como os impactos mais prováveis em seus negócios, no caso de uma violação de segurança.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *