Ferramentas transformam as relações de trabalho

Ferramentas transformam as relações de trabalho

No cenário atual, onde a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, é comum pensar que a humanidade está sendo substituída por máquinas e algoritmos. No entanto, uma nova perspectiva tem surgido no setor de Recursos Humanos, que favorece o pensamento que a tecnologia pode, na verdade, humanizar e transformar as relações de trabalho, entregando mais transparência para a gestão de pessoas.

Segundo um relatório da Deloitte, o “The Human Capital Trends“, 85% dos líderes de RH consideram a experiência do funcionário uma das principais prioridades estratégicas. Isso inclui desde ferramentas tecnológicas mais usuais, como ambiente inclusivo, suporte emocional e etc.

Um exemplo prático do que tem sido feito é a implementação de softwares que automatizam atividades e facilitam a execução das atividades laborais diárias. Para Pedro Pimenta, um dos fundadores da Pontotel, o futuro do RH será um setor 100% tecnológico e inovador, com as ferramentas atuando de forma mais eficiente, enquanto que as pessoas, estarão mais concentradas nos colaboradores, gerando uma cultura organizacional humanizada. “Em alguns anos, com a atuação completa e sem falhas da tecnologia e de suas ferramentas, as empresas entenderão que possuem um papel fundamental na sociedade e, por isso, investirão mais no capital humano“, afirma Pedro.

Outras soluções aliadas a tecnologia e as novas inteligências também tem atuado para contribuir com esse futuro, entre elas, ferramentas específicas para feedbacks, relatórios com análise de dados de cada colaborador, incluindo suas hard skills e soft skills, seleção de candidatos, produção de pequenos comunicados. Plataformas de intranet, aplicativos de comunicação interna e redes sociais corporativas também são exemplos.

Posicionamento de marca mais humanizado

Uma aposta concreta neste cenário é o novo posicionamento da Pontotel, que deve promover a eficiência e a inovação nas práticas de RH, através de uma gestão mais transparente, harmoniosa e empática, atuando como uma plataforma de ponto e para gestão mais inteligente da jornada de trabalho das pessoas.

Divulgado este mês, o novo posicionamento da marca tem como objetivo investir em uma identidade que seja aliada dessa transformação que já vem acontecendo e deixar mais claro o ponto central da empresa: as pessoas. Com uma linguagem idealista e clara, a marca aposta em oferecer uma ferramenta que ajuda na gestão de jornada mais humanizada para as empresas, afinal, a tecnologia e funcionalidades da ferramenta são feitas justamente para isso: transformar a realidade de gestão atual.

Essa nova era da gestão de pessoas, impulsionada pela tecnologia, coloca o foco novamente nas pessoas, o que permite que o RH dedique mais tempo para construir relacionamentos mais próximos e empáticos com os colaboradores. A tecnologia, quando utilizada de maneira inteligente e estratégica, entrega mais humanidade para os RHs e fortalece uma cultura organizacional mais saudável e isso impulsiona o próprio sucesso das companhias“, finaliza Pedro.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *