Santander Universidades lança programa global de empreendedorismo para impulsionar projetos de impacto social

Santander Universidades lança programa global de empreendedorismo para impulsionar projetos de impacto social
Marcio Giannico.

Projetos serão selecionados para um período de pré-incubação pela comunidade empreendedora Santander Explorer

O Santander Universidades, lança a 17ª edição do Programa Santander Explorer, que apoia jovens empreendedores de vários países a vivenciar o empreendedorismo na prática, ajudando-o a validar sua ideia e transformá-la em um negócio sustentável que contribua para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) 2030.

Trata-se de uma mentoria de 12 semanas, no formato 100% online, aplicada pela Santander Explorer by Santander X e inicia em 25/9/2023. Com uma abordagem prática e baseada em dinâmicas de aprendizagem social, o Programa Santander Explorer foi projetado para que os participantes se tornem parte ativa da mudança social por meio da implementação de projetos economicamente sustentáveis em diversas áreas do mercado. O programa foi lançado para 10 países, sendo: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Uruguai, as inscrições para brasileiros estão abertas até 1 de setembro de 2023 e podem ser realizadas através da plataforma Santander X.

Para participar, é necessário ser universitário, se inscrever no formato individual ou em grupo de até 5 pessoas, ter uma ideia ou o desejo de desenvolver uma solução de impacto social com foco em um dos 17 ODS da ONU, ter 18 anos ou mais e não possuir um CNPJ atrelado à ideia.

Para Marcio Giannico, Sênior Head do Santander Universidades, o Programa Santander Explorer é muito mais do que apenas uma ação empreendedora, mas um projeto que, dentro de uma rede global de negócios, permite que as pessoas desenvolvam ideias que tenham um impacto sustentável no planeta. “O Programa Santander Explorer foi pensado para o mercado de trabalho do futuro, para as ideias que podem mudar o mundo daqui em diante. Além de ser uma oportunidade única de trocar experiencias com universitários de outros países, o que com certeza vai abrir portas para centenas de jovens ao redor do mundo. O lema é “ninguém entra no Explorer”, mas se torna “um Explorer”, afirma.

O projeto vai incluir os universitários participantes na Santander X Community, uma comunidade global que proporciona networking com jovens empreendedores de vários países, além de empresários de relevância internacional, com possibilidades de apresentação de pitch e até acesso a investimentos. Ao final da mentoria, os “Explorers” receberão um certificado de 96 horas que pode apoiar as horas complementares na universidade.

Apoio a Educação Superior

O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 1 milhão estudantes, profissionais e empreendedores por meio de programas gratuitos realizados em parceria com 1.300 universidades de 25 países. Ao longo de 26 anos de atuação, este sólido compromisso com a educação destinou € 2,2 bilhões de euros a iniciativas que viabilizaram mais de 1 milhão de bolsas de estudo. Em 2023, o objetivo é entregar 120 mil bolsas de estudo para apoiar universitários, empreendedores, microempreendedores, PMEs, startups e scaleups.

O apoio ao empreendedorismo é feito por meio de mentorias nacionais e internacionais, premiações com incentivo financeiro e também via Santander X 100, uma comunidade global de empresas de destaque no ecossistema de empreendedorismo que conta com cerca de 80 empresários de 8 países para auxiliar no acesso a investimento, visibilidade, projeção internacional e networking.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *