Balança comercial do Paraná tem déficit pelo sexto mês consecutivo

Os números da balança comercial do Paraná voltaram a apresentar déficit em  fevereiro de 2011. Neste mês as exportações somaram US$ 1,027 bilhão contra US$ 1,175 bilhão das importações, fechando o peíodo com um saldo líquido negativo de US$ 147 milhões. Em relação aos resultados de  janeiro, houve leve melhora na situação paranaense. As exportações do estado apresentaram alta de 18,78% enquanto as importações ficaram 8,46% abaixo do nível registrado no mês anterior. O  resultado acumulado da balança comercial nos primeiros dois meses de 2011 atingiu  saldo negativo de US$ 566 milhões. Se somados os seis meses de déficit – entre  setembro de 2010 e  fevereiro de 2011 – o saldo acumulado chega a US$ 1,141 bilhão  negativo. Este é o nível mais baixo das marcas históricas para o mês de  fevereiro.

Segundo a análise do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), essa tendência sinaliza alguma restrição á  sustentação da atividade econômica interna a curto prazo e poderá ser ainda impactada pela possível deterioração no fluxo de comércio internacional (Paraná e Brasil) decorrente da crise de alguns países da zona do Euro.

A composição dos itens da balança comercial paranaense mostram uma tendência desfavorável especialmente para os produtos industrializados. De acordo com a análise do departamento econômico da Fiep, no que se refere ao grau de elaboração” dos produtos, é possível notar que o Paraná é, cada vez mais, um grande exportador de matérias-primas. Entre 2006 e 2010 as exportações de produtos básicos subiram de 29,30% para 42,21%, enquanto as exportações de manufaturados diminuíram de 57,41% para 43,18%.
A questão cambial tem influência direta nesses resultados. Nos primeiros dois meses de 2011 as exportações paranaenses somaram US$ 1,891 bilhão, ou R$ 3,161 bilhões, considerando o cá¢mbio mensal médio divulgado pelo Banco Central (BC). Ao comparar este resultado com o mesmo peíodo do ano anterior, verifica-se um aumento de 33,80% em dólar, mas de apenas 23,47% em real. Quanto toma-se por base as vendas para a zona do Euro, que corresponde a um terço das exportações do Estado, o aumento em Reais foi de apenas 22%.

Esta diferença se deve á  apreciação do real frente á s outras moedas de circulação internacional, processo que vem comprimindo sistematicamente as receitas em moeda corrente doméstica dos exportadores e prejudicando a competitividade dos produtos paranaenses no exterior.

Quando analisada a divisão por grupos de produtos, o setor de Carnes (bovinos, aves e suínos) foi o que teve a maior participação nas exportações entre Janeiro e Fevereiro, com 16,62% do total, registrando um aumento de 29,16% em relação ao mesmo peíodo de 2010. Na segunda colocação, os produtos do Complexo Soja tiveram participação de 16,33%, registrando aumento de 150,65% em relação ao ano passado. O terceiro colocado foi Material de Transportes, com 13,39%. Em relação aos resultados de 2010 este setor mostrou queda de 16,59%.

Segundo o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Mauílio Schmitt é possível observar que os grupos com maiores resultados positivos são os que têm sua origem no agronegócio. Os demais grupos de produtos que têm balança comercial negativa são todos de produtos industrializados e a maioria deles associada a médio e alto conteúdo tecnológico”, afirma.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *