Dentistas empresários: qual deve ser a mentalidade deste novo gestor?

Dentistas empresários: qual deve ser a mentalidade deste novo gestor?

Cresce o número de dentistas que mantêm suas operações com inteligência financeira

O modelo tradicional da odontologia precisa de uma nova identidade profissional: o dentista empresário, focado em gestão, lucro e liberdade. Segundo dados da MedConsulting, clínicas que não organizam bem suas finanças podem perder até 30% do faturamento mensal por falta de controle. Mas por que tantos dentistas, mesmo com excelente formação técnica e clínicas movimentadas, não conseguem prosperar financeiramente?

Para Danilo Fermino, contador e sócio da Flow Contabilidade, especializado em gestão para clínicas odontológicas, o problema vai desde confundir o CPF (finanças pessoais) com o CNPJ da clínica até a ausência de uma formação voltada à gestão.“É preciso criar essa cultura e transformar dentistas talentosos, mas sobrecarregados, em empresários estratégicos. Existem ferramentas e estratégias que permitem visualizar quanto a clínica realmente ganha, onde há desperdícios e o que pode ser ajustado. Os números contam uma história. E é com base nela que o dentista começa a tomar decisões que fazem o dinheiro trabalhar por ele”, afirma Danilo.

Jornada de transformação

Diferente de uma simples consultoria, essa jornada de transformação é estruturada para redesenhar o funcionamento da clínica por meio de relatórios práticos, métricas claras, mentorias e até mesmo a participação dos profissionais em uma comunidade que compartilha experiências reais.

“O objetivo é construir um novo modelo, redesenhar clínicas para estruturas mais rentáveis, com líderes que dominam as finanças e deixam de lado o velho hábito de ‘tocar a agenda’ sem olhar os resultados. O dentista empresário é aquele que tem visão de futuro, sabe onde quer chegar e constrói esse caminho com dados, não com achismos”, destaca Danilo.

Contador e sócio da Flow Contabilidade há 15 anos, Danilo Fermino é especialista em contabilidade e gestão financeira para profissionais da odontologia. Sua missão é transformar dentistas em empresários, capacitando-os para liderar com eficiência, aumentar margens de lucro e viver com mais equilíbrio. A partir da análise estratégica do DRE, ele ajuda clínicas odontológicas a enxergarem com clareza seus números, oferecendo relatórios financeiros práticos e ferramentas para reduzir custos, melhorar a gestão e impulsionar resultados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *