Nove profissões para quem deseja trabalhar na área de tecnologia

Especialista aponta cargos mais promissores do setor
O setor de tecnologia segue aquecido e pode gerar até 147 mil empregos até o fim deste ano, segundo o Relatório de Perspectivas do Mercado de Trabalho do Macrossetor TIC, publicado pela Brasscom. A crescente demanda pela transformação digital oferece oportunidades para quem busca ingressar neste mercado.
Para quem deseja iniciar ou migrar para a área de tecnologia, a combinação entre alta demanda por profissionais qualificados, salários competitivos e oportunidades em diversos segmentos torna o setor especialmente atrativo. “A área da tecnologia sempre esteve em alta e possui uma diversidade de atuações. Para quem gosta de estudar, inovar e aprender, vale a pena investir”, afirma Claudia Nakazawa, gerente de Atração e Seleção da SIS Innov & Tech, empresa de inteligência tecnológica em inovação e transformação digital. Ela reforça ainda que além da graduação, cursos livres, certificações e o aprendizado contínuo são fundamentais para conquistar espaço.
Segundo a especialista, o primeiro passo para quem quer ingressar nesse mercado é pesquisar as diferentes possibilidades de carreira e entender quais habilidades cada uma exige. “Cursos online, bootcamps, comunidades e conteúdos como podcasts ajudam a dar os primeiros passos e entender melhor o ecossistema”, recomenda. Além do conhecimento técnico, ela destaca que soft skills como comunicação, proatividade, empatia para compreender o usuário e vontade de aprender são tão importantes quanto o conhecimento técnico.
Conheça as principais áreas de atuação no setor de tecnologia e suas atribuições:
Desenvolvedor de Software / Analista Programador
Uma das funções mais procuradas do mercado é a de Desenvolvedor de Software e Analista Programador. Essas profissões são responsáveis por desenvolver códigos em linguagens como Python, Java, C#, PHP, Kotlin, entre outras, para criar sites, aplicativos, jogos e outros sistemas.
QA (Quality Assurance) / Testes
Focados na qualidade do software antes que ele chegue ao usuário, os profissionais elaboram e executam testes, manuais e/ou automatizados, para garantir que tudo funcione como esperado.
Engenheiro de Dados
Especialistas na criação de arquiteturas para armazenamento e processamento de grandes volumes de dados, para garantir a qualidade, integridade e segurança das informações. Trabalham com ferramentas como SQL, Python, Hadoop e Spark.
Cientista de Dados
Transformam dados em decisões estratégicas, criando modelos estatísticos e de machine learning. É essencial que os profissionais tenham domínio de ferramentas como Python, R, Power BI e bibliotecas de análise de dados.
Engenheiro ou Arquiteto de Software / Sistemas
Os profissionais que escolhem essa carreira, tem como função projetar a estrutura de sistemas complexos, definir boas práticas e padrões de arquitetura, e orientar equipes de desenvolvimento. Também é necessário ter conhecimento em design patterns, soluções em nuvem e metodologias ágeis.
Product Manager
O Product Manager é responsável pela visão e desenvolvimento de produtos digitais, articulando as necessidades do negócio, da equipe de tecnologia e dos usuários, priorizando as funcionalidades e coordenando equipes de dev, design e negócios.
Gerente de Projetos
As atribuições de um Gerente de Projetos é planejar, executar e monitorar projetos para garantir entregas dentro do prazo, escopo e orçamento, mantendo a comunicação entre stakeholders e equipe técnica.
UX/UI Designer
Esse profissional é voltado para a experiência do usuário, no qual suas atribuições são desenvolver wireframes, protótipos e interfaces de alta fidelidade, e conduzir pesquisas de usuário e testes de usabilidade para embasar decisões de design, pensando sempre em funcionalidade, acessibilidade e design atrativo.
DevOps / SRE (Site Reliability Engineer)
Ponte entre o desenvolvimento e a infraestrutura. Os profissionais que atuam nesse cargo, automatizam processos de desenvolvimento, monitoram sistemas, gerenciam infraestrutura como código (IaC) e garantem a estabilidade dos serviços com ferramentas como Docker, Kubernetes, Jenkins e Terraform.
De acordo com a porta-voz, as funções mais em alta são as de desenvolvedores e analistas programadores, além de carreiras ligadas à Inteligência Artificial. Ainda com o crescente avanço da digitalização, a expectativa é que novas funções surjam nos próximos anos, principalmente ligadas a IA, machine learning, cibersegurança e engenharia de dados.