Nove profissões para quem deseja trabalhar na área de tecnologia

Nove profissões para quem deseja trabalhar na área de tecnologia

Especialista aponta cargos mais promissores do setor

O setor de tecnologia segue aquecido e pode gerar até 147 mil empregos até o fim deste ano, segundo o Relatório de Perspectivas do Mercado de Trabalho do Macrossetor TIC, publicado pela Brasscom. A crescente demanda pela transformação digital oferece oportunidades para quem busca ingressar neste mercado.

Para quem deseja iniciar ou migrar para a área de tecnologia, a combinação entre alta demanda por profissionais qualificados, salários competitivos e oportunidades em diversos segmentos torna o setor especialmente atrativo. “A área da tecnologia sempre esteve em alta e possui uma diversidade de atuações. Para quem gosta de estudar, inovar e aprender, vale a pena investir”, afirma Claudia Nakazawa, gerente de Atração e Seleção da SIS Innov & Tech, empresa de inteligência tecnológica em inovação e transformação digital. Ela reforça ainda que além da graduação, cursos livres, certificações e o aprendizado contínuo são fundamentais para conquistar espaço.

Segundo a especialista, o primeiro passo para quem quer ingressar nesse mercado é pesquisar as diferentes possibilidades de carreira e entender quais habilidades cada uma exige. “Cursos online, bootcamps, comunidades e conteúdos como podcasts ajudam a dar os primeiros passos e entender melhor o ecossistema”, recomenda. Além do conhecimento técnico, ela destaca que soft skills como comunicação, proatividade, empatia para compreender o usuário e vontade de aprender são tão importantes quanto o conhecimento técnico.

Conheça as principais áreas de atuação no setor de tecnologia e suas atribuições:

Desenvolvedor de Software / Analista Programador
Uma das funções mais procuradas do mercado é a de Desenvolvedor de Software  e Analista Programador. Essas profissões são responsáveis por desenvolver códigos em linguagens como Python, Java, C#, PHP, Kotlin, entre outras, para criar sites, aplicativos, jogos e outros sistemas.

QA (Quality Assurance) / Testes
Focados na qualidade do software antes que ele chegue ao usuário, os profissionais elaboram e executam testes, manuais e/ou automatizados, para garantir que tudo funcione como esperado.

Engenheiro de Dados
Especialistas na criação de arquiteturas para armazenamento e processamento de grandes volumes de dados, para garantir a qualidade, integridade e segurança das informações. Trabalham com ferramentas como SQL, Python, Hadoop e Spark.

Cientista de Dados
Transformam dados em decisões estratégicas, criando modelos estatísticos e de machine learning. É essencial que os profissionais tenham domínio de ferramentas como Python, R, Power BI e bibliotecas de análise de dados.

Engenheiro ou Arquiteto de Software / Sistemas
Os profissionais que escolhem essa carreira, tem como função projetar a estrutura de sistemas complexos, definir boas práticas e padrões de arquitetura, e orientar equipes de desenvolvimento. Também é necessário ter conhecimento em design patterns, soluções em nuvem e metodologias ágeis.

Product Manager
O Product Manager é responsável pela visão e desenvolvimento de produtos digitais, articulando as necessidades do negócio, da equipe de tecnologia e dos usuários, priorizando as funcionalidades e coordenando equipes de dev, design e negócios.

Gerente de Projetos
As atribuições de um Gerente de Projetos é planejar, executar e monitorar projetos para garantir entregas dentro do prazo, escopo e orçamento, mantendo a comunicação entre stakeholders e equipe técnica.

UX/UI Designer
Esse profissional é voltado para a experiência do usuário, no qual suas atribuições são desenvolver wireframes, protótipos e interfaces de alta fidelidade, e conduzir pesquisas de usuário e testes de usabilidade para embasar decisões de design, pensando sempre em funcionalidade, acessibilidade e design atrativo.

DevOps / SRE (Site Reliability Engineer)
Ponte entre o desenvolvimento e a infraestrutura. Os profissionais que atuam nesse cargo,  automatizam processos de desenvolvimento, monitoram sistemas, gerenciam infraestrutura como código (IaC) e garantem a estabilidade dos serviços com ferramentas como Docker, Kubernetes, Jenkins e Terraform.

De acordo com a porta-voz, as funções mais em alta são as de desenvolvedores e analistas programadores, além de carreiras ligadas à Inteligência Artificial. Ainda com o crescente avanço da digitalização, a expectativa é que novas funções surjam nos próximos anos, principalmente ligadas a IA, machine learning, cibersegurança e engenharia de dados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *