Natal 2025: CNC projeta maior volume de vendas do varejo dos últimos 10 anos

Natal 2025: CNC projeta maior volume de vendas do varejo dos últimos 10 anos

Faturamento projetado é de R$ 72,71 bilhões, superando os R$ 71,33 bilhões registrados em 2015

A pesquisa estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para as vendas no varejo relacionadas ao Natal projeta um volume de vendas que chega a R$ 72,71 bilhões em 2025, 2,1% maior do que o negociado na mesma data de 2024, quando o faturamento chegou a R$ 71,2 bilhões. Caso a estimativa seja confirmada, 2025 seria o melhor Natal para o comércio desde 2014, quando o varejo movimentou R$ 77,26 bilhões na mesma data. Os dados estão corrigidos pela inflação do período e foram divulgados pela CNC nesta quarta-feira, 3 de dezembro.

“Em um ano de desaceleração da economia e do comércio, a estimativa representa esperança para os varejistas, que podem compensar uma parte das dificuldades causadas pelo alto custo de acesso ao crédito e endividamento da população no Brasil ao longo de 2025. Esperamos entrar em 2026 com bons resultados para os comerciantes e boas festas em todos os lares brasileiros”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Para quem procura oportunidade profissional na área do varejo, a projeção de contratações temporárias para o setor também é animadora. Enquanto o faturamento deve crescer 2,1% em relação a 2024, a mesma pesquisa aponta um aumento de aproximadamente 5% na quantidade de vagas temporárias para o Natal de 2025 em comparação ao ano anterior: 107,1 mil pessoas foram contratadas para funções relacionadas a vendas natalinas em dezembro de 2024, enquanto, neste ano, 112,6 mil vagas devem ser oferecidas a trabalhadores temporários. Além disso, empresários estimam que 11% desta população (12,1 mil pessoas) deve ser efetivada, segundo a pesquisa.

“Esta variação positiva foi detectada ainda no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de novembro, pesquisa para a qual 70% dos comerciantes entrevistados afirmaram estar projetando contratações para o período de boas vendas que se inicia na Black Friday e vai até o Natal. Essas oportunidades podem gerar impacto positivo em curto e médio prazo, pois a estabilidade no baixo desemprego no País é um dos fatores necessários para melhorias na economia em 2026”, projeta o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes.

Onde estão as oportunidades?

Quase metade dessas vagas deve ser aberta pelo setor de hiper e supermercados (49,42%), seguido por lojas de vestuário e calçados (22,58%) e utilidades domésticas e eletroeletrônicos (16,82%).

Os mercados e as lojas de vestuário e de calçados também lideram na projeção de faturamento, com R$ 31,51 bilhões  (43,3% do total) e R$ 22,82 bilhões (31,4%) de estimativas de vendas, respectivamente.

A remuneração média também cresce na estimativa dos comerciantes para o Natal, na comparação de 2025 com 2024: segundo a pesquisa da CNC, a remuneração média deve alcançar R$ 1.983,54, valor 7,4% maior do que o registrado nas vagas temporárias do ano anterior — 2,7% acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses.

Impacto no bolso dos consumidores

A variação média de preços da cesta típica de produtos relacionados à data aponta um aumento de 2,5% diante dos preços encontrados no Natal de 2024. O maior aumento do custo dos presentes é projetado para itens como joias e bijuterias (+20,5%), artigos de maquiagem (+8,4%) e livros (+7,2%), enquanto aparelhos telefônicos (-7,2%), TVs, aparelhos de som e de informática (-4,5%) e vinhos (-1,2%) devem ficar mais baratos do que em 2024.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *