Para ter sucesso numa franquia, o empresário deve analisar com cuidado o negócio que pretende investir

franquiaNos últimos 10 anos, o número de marcas de franquias no Brasil subiu de 650 para 2.426, representando um aumento de 273%. Muita gente motivada por este crescimento expressivo e acreditando que vai entrar em uma rede altamente lucrativa tem se lançado no segmento de franquias. Entretanto,  para alcançar o sucesso e, consequentemente, boa rentabilidade, é fundamental que o empresário, antes de entrar no negócio, observe alguns pontos importantes.

Em primeiro lugar, ele deve estudar a Circular de Oferta de Franquia, mais conhecida como COF. Este documento contém informações valiosas do negócio da franquia e deve ser entregue ao interessado dez dias antes da assinatura do contrato de franquia. Com base nessas informações, o futuro franqueado poderá concluir se as suas expectativas em torno da marca estão de acordo.

Outro ponto importante é a questão financeira, já que a relação que se dá entre o franqueado e franqueadora é inteiramente comercial. Isto significa que as duas partes assumem o risco do negócio. Por este motivo, o empresário deve estar atento para os números apresentados de faturamento, valor necessário para investimento, inclusive, do capital de giro, pois, assim que assinar o contrato de franquia, terá que cumprir todas as obrigações ali ajustadas.
Quanto ao perfil, o empresário deve ter em mente que para abrir uma franquia não basta gostar do produto oferecido pela marca. Ele deve ter perfil de gerenciador e comunicador, pois vai coordenar uma equipe e administrar o seu negócio.

Para os interessados em investir em uma franquia, uma boa oportunidade para conhecer o negócio é visitar a Feira de Franquias, que será realizada de 29 a 31 de agosto  próximos, no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba. A expectativa da feira é gerar R$ 40 milhões em novos negócios.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *