Vendas de aparelhos de TV devem crescer 40% até o início da Copa do Mundo
Faltando dois meses e meio para o início da Copa do Mundo, os empresários do setor varejista estão otimistas em relação as vendas de aparelhos de TV. No caso da indústria, a estimativa é de um aumento de 40% nas vendas neste período que antecede os jogos do mundial. Os fabricantes de TV trabalham em ritmo acelerado, e inclusive as férias coletivas do final do ano passado foram transferidas para junho deste ano, quando os pedidos para a Copa já foram entregues.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo está prevendo que as receitas dos varejistas provenientes da venda de aparelhos de TV ultrapassem a casa dos R$ 800 milhões neste primeiro semestre.
Tem muita gente que está dando como desculpa a Copa, para trocar sua TV antiga por uma de tela fina ou de tela maior. Dados da CVA Solutions revelam que nos últimos três anos, 69% dos consumidores brasileiros trocaram o aparelho de televisão. Diante deste cenário, o número de televisores de tela fina saltou para 79%, enquanto que os aparelhos de TV em tubo caíram para 21%.
Eu conversei com o consultor da Federação do Comércio do Paraná, o economista Vamberto Santana, e ele me disse que no caso específico do Paraná não foi realizada até agora uma pesquisa para saber exatamente de quanto será o aumento nas vendas de TV em função da Copa do Mundo, mas na sua opinião certamente o crescimento de 40% previsto pela indústria deverá se confirmar.
E mesmo com grande demanda, Vamberto Santana não acredita que os preços dos aparelhos de TV deverão subir. É que as grandes redes de hipermercados e lojas de eletroeletrônicos têm um grande poder de negociação ou até mesmo de impor preços aos fabricantes. E quem acaba ganhando é o consumidor. No ano passado, entretanto, os preços dos aparelhos de TV de tela fina subiram em média 11%.







