32 mil empresas do Paraná têm dados desatualizados
Em levantamento realizado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar) detectou-se que o estado tem mais de 32 mil empresas com dados desatualizados. Os empresários que passam mais de 10 anos sem alterar os registros e informações contratuais podem constar na lista de negócios inativos, perdendo o direito ao nome empresarial e tendo seu registro cancelado.
Caso essas informações tenham permanecido as mesmas na última década, os responsáveis devem protocolar na Jucepar uma Declaração de Atividade, evitando que a empresa entre nessa lista.
O prazo final para atualização de dados é dia 30 de julho e a empresa que não se manifestar até essa data será considerada inativa automaticamente. As informações a serem atualizadas são as mesmas da ocasião da abertura da empresa.
Quando a empresa está inativa, a Jucepar comunica as autoridades fazendárias, que interpretam como dissolução irregular da sociedade, responsabilizando os sócios pelos débitos tributários do negócio e, ainda, exigindo que estes respondam por qualquer inconstância no processo.
Atualmente, o Paraná conta com 1.051.226 empresas ativas, sendo 38% delas em Curitiba. Londrina registra o segundo maior número, com 4,7%, seguida por Maringá (4,1%), Cascavel (2,6%) e Ponta Grossa (2,5%).








