Assaí Atacadista aposta na educação corporativa
Em plena expansão, o Assaí Atacadista quase dobrou seu quadro de funcionários desde 2012, quando iniciou seu plano de abertura de novas lojas. Em dois anos a rede saiu de um quadro de 8 mil colaboradores para mais de 14 mil e se deparou com a necessidade de investir na formação de profissionais para o segmento de atacado de autosserviço. Devido a este cenário e para crescer de forma sustentável, a rede criou em agosto de 2013, a Universidade Assaí, com conceito de educação corporativa e que tem como desafios oferecer capacitação profissional específica para esse mercado, por meio de cursos de formação e desenvolvimento com foco no seu modelo de negócio.
Em um ano, foram realizadas aproximadamente 643 mil horas de treinamentos. Só no Paraná já foram mais de 15 mil horas. Um dos beneficiados com a Universidade foi o subgerente da loja de Londrina, Marcos Chaves. O maranhense que trabalha na rede há quatro anos, foi contratado em Goiânia, mas recebeu o desafio de ir para Londrina acompanhar todo o processo de instalação da marca na cidade e agora é o primeiro da região a participar do programa Aprende Mais.
Com o objetivo incentivar e oferecer meios que possibilitem aos colaboradores e seus familiares dar continuidade aos estudos básicos e acadêmicos, o programa visa apoiar o desenvolvimento de todos, ampliando seus conhecimentos, habilidades, competências e seu potencial de carreira e atuação. Uma das opções é a graduação, resultado da parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, que tem o objetivo de formar o colaborador em Tecnólogo em Processos Gerenciais. “Já estava nos meus planos iniciar um curso superior, mas sem a ajuda deste projeto seria muito complicado. Eu gastaria quatro vezes mais, além do tempo necessário para a conclusão, que iria comprometer minha convivência com a família, ou seja, minha qualidade de vida”, conta Chaves.
Totalmente voltada para teoria e práticas em Processos Gerenciais, a graduação possui duração de dois anos e conta com temas interdisciplinares voltados para o negócio de atacado de autosserviço. A primeira turma é formada por 64 colaboradores que possuem cargos estratégicos, têm mais de seis meses de empresa, não possuem ensino superior e têm apresentado bom desempenho e performance em suas funções atuais. Todos eles já prestaram vestibular na Anhembi Morumbi e foram aprovados. As aulas serão realizadas 100% on-line e começam em agosto deste ano. Neste caso, o Assaí irá arcar com 70% do valor do curso.
O programa ainda oferece aulas de formação escolar básica. Realizados em parceria com a empresa Supletivo Virtual, o Aprende Mais oferece aulas para o ensino fundamental e médio, além de preparatórios pré-vestibular. Para a formação escolar básica, todos os colaboradores do Assaí e familiares diretos (pai, mãe, cônjuge, filhos e irmãos) podem participar. Todos os custos envolvendo matrícula e mensalidades são pagos pelo Assaí. Os cursos possuem duração mínima de seis meses e são feitos de forma on-line com conteúdos específicos para o nível escolhido. “Temos repositores, operadores de caixa e pessoas de vários setores da loja de Londrina que junto com seus familiares já garantiram a participação no projeto. Isso é fundamental, não apenas como um diferencial de mercado, mas para que toda a equipe tenha uma boa base sem precisar comprometer a renda”, destaca o subgerente de Londrina.
Por meio do Aprende Mais e da Universidade Assaí, a rede espera desenvolver colaboradores para assumir novas posições, aumentar seu índice de retenção e engajamento, despertando maior orgulho de pertencer a esta marca. A iniciativa representa também uma realização pessoal com maior oportunidade de crescimento, melhoria da autoestima e qualidade de vida, além de novas oportunidades de carreira e desenvolvimento profissional. “Minha meta no Assaí é completar 20 anos de empresa e ainda tenho muitos cargos para conquistar. Meu projeto mais próximo é assumir uma gerência, mas ainda penso em chegar ao cargo de diretor um dia. Acredito que este programa é um estímulo para mim e para toda a equipe”, finaliza Chaves.









O programa aprende mais, mais foi mais uma ideia sinistra que foi criada para incentiva os colaboradores que ainda não conclui-lo o ensino médio e para aqueles que desejam argressar numa faculdade federal terem a oportunidade de estuda o pré-vestibular.
Sou uma das colaboradores(a) do assai e lá me sinto feliz.
Estou muito interessada para se inscrever nessa universidade.
Só que preciso de saber os procedimentos para se ingressar
E tipos de especialidades ou areas de curso oferecidas pela universidade.
Quanto custa o ensino a distância