Para Confederação da Indústria, inflação impulsiona pessimismo dos consumidores

Após uma melhora em julho, os consumidores voltaram a ficar mais pessimistas em agosto, principalmente devido à inflação elevada. É o que aponta o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado nesta quinta-feira(28), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa, o Inec alcançou 108,3 pontos em agosto, queda de 1,1% na comparação julho, quando estava em 109,5 pontos.

De acordo com a CNI, a confiança do consumidor está entre os menores patamares desde março de 2009, superando apenas os resultados de maio e junho deste ano. O resultado de agosto também é inferior à média história de 111,1 pontos. Todos os componentes do índice caíram entre julho e agosto, exceto o que mede a expectativa para compras de maior valor, que teve alta de 3,7%.

A maior queda entre os subitens do Inec foi verificada nas expectativas em relação à inflação, que recuaram 7,6% em relação a julho. Segundo a CNI, isso revela maior preocupação do consumidor com a evolução dos preços nos próximos meses.

As expectativas em relação ao desemprego tiveram uma piora de 1,4%, e em relação à renda pessoal, houve recuo de 1,2%. O consumidor apontou ainda piora de 2,5% sobre sua situação financeira e de 1,6% e em relação ao endividamento.

Na comparação com agosto de 2013, o Inec caiu 1,8%. Na época, o índice registrou 110,3 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, pioraram as expectativas em relação à inflação (-8,7%); desemprego (-5,9%); e situação financeira (-1,7%). Houve melhora nos subitens de expectativas sobre a renda pessoal (0,9%); endividamento (0,3%); e compra de bens de maior valor (0,4%).

O Inec é um índice que sintetiza o sentimento e as expectativas dos consumidores brasileiros em relação à situação econômica. Quando maior o índice, maior o porcentual de respostas positivas e, portanto, maior o otimismo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *