Matéria da jornalista Mirian Gasparin conquista Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo na categoria Internet
Com a matéria Indústria do Paraná muda perfil, ganha competitividade e cresce acima da média brasileira, publicada no dia 19 de setembro último, fui a primeira colocada na categoria Internet do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo, realizado pela primeira vez em 2014, como parte das comemorações dos 70 anos da Federação das Indústrias do Paraná. A solenidade de premiação aconteceu na noite desta segunda-feira (17), no Campus da Indústria, em Curitiba. Dos 80 trabalhos inscritos, 43 foram de Curitiba e 35 de outras regiões do Paraná, além de 2 trabalhos de Porto Alegre (RS). Quinze foram selecionados, sendo sete trabalhos de jornalistas de Curitiba, seis do interior do Paraná e dois da imprensa gaúcha. O número de inscrições superou as expectativas dos organizadores.
Por ocasião da entrega dos prêmios, o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, destacou a quantidade e a qualidade dos trabalhos inscritos. “O nosso objetivo, ao lançar este Prêmio, foi valorizar o profissional da imprensa, que tem ajudado a mostrar a indústria do Paraná. Com esta iniciativa, pudemos destacar estes profissionais e ainda mostrar o quanto a indústria faz e produz”, disse, informando que a intenção é manter a realização do Prêmio de Jornalismo, com periodicidade anual.
O Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo premiou reportagens nas categorias fotojornalismo, internet, jornalismo impresso, reportagem de rádio e reportagem de TV. A comissão julgadora foi composta pelos seguintes integrantes: Rodrigo Caetano, gerente de Jornalismo da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Guilherme Carvalho, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná; Julius Nunes, coordenador do curso de Jornalismo da PUC Paraná; Samuel Milléo, coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar; e Sidney Paciornik, empresário da indústria gráfica.
“Conseguimos perceber que, apesar de ser um único tema – indústria -, os jornalistas conseguiram trabalhar com aspectos diferenciados dentro deste segmento. Uma mesma temática, como o crescimento de determinada indústria, pode ter vários focos. Isso também foi importante na análise que fizemos”, observou Julius Nunes, um dos jurados.

Na categoria fotojornalismo, o grande vencedor foi o repórter fotográfico Bruno Covello, do jornal Gazeta do Povo, que levou os troféus de primeiro e segundo lugares com os trabalhos “Homenagem ao Dia do Trabalho” e “Legado da Copa derruba resultado da indústria do Paraná”. Segundo Covello, por meio da fotografia é possível ter um retrato do momento que a indústria vive. “É muito importante para nós que ficamos sempre atrás das câmeras ter esse reconhecimento vindo da Fiep. Isso fortalece nosso trabalho”, avaliou. Ele visitou muitas indústrias paranaenses em dois projetos da Gazeta do Povo. O terceiro lugar nesta categoria ficou com Ailton Aparecido Joaquim dos Santos, do jornal O Paraná, com o trabalho “Construindo um futuro nos canteiros de obras”.
O primeiro colocado na categoria rádio foi a reportagem “A competitividade da indústria paranaense”, produzida por Denise Mello e Luis Henrique Oliveira, da Rádio Banda B. Os demais premiados foram Taís Santana, da Rádio Band News, com “Raio-x da Indústria Paranaense: crescimento acima da média e um futuro internacional”, e Carina Bernardino e Luciana Peña, da Rádio CBN Maringá, com “APLs levam progresso para pequenas cidades do Paraná”.
Na categoria internet, jornalista Mirian Gasparin, de Curitiba, recebeu o primeiro lugar na, com a reportagem “Indústria do Paraná muda perfil, ganha competitividade e cresce acima da média brasileira”, publicada em seu blog. Conrado Esber, do Portal Amanhã, ficou na segunda colocação com a reportagem “Paraná, capital fechado”. Patrícia Goedert Melo, do Blog Educação e Mídia, do GRPCOM, recebeu o troféu de terceira colocada com o trabalho “Criatividade na educação traz reflexos na formação profissional”.

Na categoria reportagem para TV, os vencedores foram os jornalistas William Souza e Talita de Paula Amaral, da TV Tibagi – Rede Massa, de Maringá, com a reportagem “Indústrias se comprometem com a cidadania e educação”. “O Prêmio Sistema Fiep nos dá oportunidade de mostrar, através do jornalismo, o que as indústrias do Paraná têm realmente de essência. Mostramos em nossa reportagem que o empresário paranaense também aposta no maior material que existe, que é o funcionário, o colaborador”, salientou Souza. O segundo lugar nesta categoria ficou com a equipe da Catve, de Cascavel, Fernanda Toigo, Marlon Martins e Edimar Veiga, pela reportagem “ O trigo e sua fantástica cadeia de resultados”; e o terceiro lugar foi para Solange Riuzim, da RPC TV de Maringá, pela reportagem “Rússia abre novo mercado para o Paraná”.
A reportagem “Especial Exportação”, da Revista Amanhã, de Porto Alegre, foi a grande vencedora da categoria Jornalismo Impresso. A matéria trouxe um panorama sobre o tema na região Sul. Além de receber o primeiro lugar nesta categoria, a reportagem ganhou o reconhecimento máximo da noite, o Prêmio Heitor Stockler de França, dedicado ao trabalho com a maior pontuação entre todos os inscritos. “A Revista Amanhã tem a pretensão de ser uma revista de economia da Região Sul. Dentro dessa missão, faz o possível para trazer à tona assuntos relacionados ao Paraná e à indústria. O Paraná, evidentemente, tem uma participação muito grande em um assunto como este”, afirmou o editor Andreas Müller.
Os demais trabalhos vencedores na categoria jornalismo impresso foram “A receita da indústria que ainda cresce”, do jornalista Fernando Jasper, do jornal Gazeta do Povo (2º lugar); e “Impostos congestionam indústria da mobilidade”, de Rodrigo Garcia Parra, do jornal O Diário do Norte do Paraná (3º lugar). Ao todo foram distribuídos R$ 50 mil em prêmios aos vencedores.
Confira a matéria premiada em primeiro lugar na categoria internet: https://miriangasparin.com.br/2014/09/industria-do-parana-muda-perfil-e-ganha-competitividade/
Fotos – Mauro Frasson e Gilson Abreu


