Paraná investe em estudo, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao varejo

Fabiola Paes
Fabíola Paes, coordenadora do MBA em Gestão de Varejo e Administração em Shopping Center da UP.

Com o objetivo de tornar-se referência mundial no estudo, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao varejo, a Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP) uniu-se aos principais players de mercado do Brasil e anunciou o lançamento do MBA em Gestão de Varejo e Administração de Shopping Center, durante a inauguração do Laboratório de Varejo da instituição, na noite da última quarta-feira (26). Com data de início prevista para março de 2015, o curso possui 520 horas e fornece ferramentas nas áreas de administração, estoque, visual merchandising, gestão de pessoas, indicadores, financeira e de processos. Além de conteúdos ministrados na instituição, com sede em Curitiba (PR), o MBA prevê também módulos internacionais optativos, em parceria com a University of Florida (EUA) e Toronto (Canadá), além de eventos e visitas guiadas.
De acordo com a coordenadora da especialização, Fabíola Paes, o curso tem atividades práticas no Laboratório de Varejo e prepara os profissionais para uma série de possibilidades de atuação no segmento de varejo. “Além dos conhecimentos teóricos e práticos, o Laboratório de Varejo proporciona aos estudantes a possibilidade de desenvolver projetos interessantes e efetivamente resolver problemas que acontecem no mundo real”, explica.

O espaço conta com as tecnologias mais avançadas em todo o mundo, incluindo as desenvolvidas pela Seed, empresa de inteligência de dados de consumo no mercado de varejo offline. Por meio de um sistema de câmeras com sensores interligados a uma plataforma acessível via web ou smartphone, a solução permite aos varejistas saber exatamente o número de pessoas que visualizaram o produto, quanto tempo permaneceram na seção, as seções mais procuradas, quantos consumidores fecharam a compra e quantos eram homens ou mulheres.

Essas informações captadas em vídeo são transformadas em métricas, que podem ser visualizadas segundo vários filtros, permitindo a criação de um relatório inteligente, que mescle as informações obtidas pelos sensores com os resultados no caixa da loja. A precisão dos sensores das câmeras permite ainda analisar o rosto do cliente, descobrindo se ele sorriu ao parar em frente a uma vitrine ou um banner anunciando uma peça publicitária ou promoção.

Além dessa inovação, as áreas de estudo contemplam desde aspectos comuns, como o layout e disposição de produtos, a conceitos também novos, como aromatização e climatização, música ambiente e maneiras de expor os preços. De acordo com Fabíola, um som ambiente agradável auxilia os clientes a permanecer mais tempo na loja e retornar com mais frequência, gerando aumento de vendas. A trilha sonora auxilia na composição do chamado “marketing sensorial” – ou seja, o uso dos cinco sentidos humanos para despertar o desejo de compra.

O Laboratório de Varejo da UP conta com a parceria do Condor Super Center, Sebrae, Fecomércio, Senac e Sinca-PR (Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Paraná). A Agência Magento, RP Info, Toledo Prix, Doozo, Seal, Seed, Biomist e Gomus, Fast Gôndolas, Eletrofio e Shoeller também apoiam o projeto.

O crescimento entre 2004 e 2013 fez com que o período fosse chamado de “Década do Varejo” – tornando-se uma espécie de propulsor da economia do país. Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) do país aumentou 44% no período, o setor teve um crescimento de 106,2%. Além disso, o segmento brasileiro é um dos maiores empregadores do Brasil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Empregadores (Caged), do Ministério do Trabalho. De 2010 a 2013, o número de pessoas atuando no setor saiu de 7 milhões para 7,93 milhões de empregados – perdendo apenas para a administração pública no número total de postos de trabalho.

E o setor de shopping center também se mostra promissor. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), cerca de 157 novos shoppings entram em operação entre 2013 e meados de 2015, somando um investimento de cerca de R$ 8 bilhões – devido a esse crescimento, 28 mil novas lojas devem ser abertas em todo o país.r

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *