Votorantim Cimentos vence Prêmio de Inovação Nacional com cimento sustentável

O projeto da Votorantim Cimentos foi o grande destaque no Prêmio Nacional de Inovação, da Confederação Nacional das Indústrias. A construção de uma nova fábrica de cimento em Porto Velho (RO) para produção de cimento pozolânico é um projeto pioneiro na Votorantim Cimentos e no mundo. “O cimento pozolânico nasceu do desafio de abastecer a construção das Usinas de Jirau e de Santo Antônio, no Rio Madeira. Era necessário um cimento com baixo desenvolvimento de calor para garantir a construção de grandes peças de concreto sem riscos de trincas ou degeneração causadas pelo tempo. A região não apresenta reservas de calcário e desenvolvemos um novo material a partir da argila – a pozolana calcinada”, afirma Edvaldo Rabelo, diretor executivo global de Energia, Sustentabilidade & Segurança da Votorantim Cimentos.

A região de Porto Velho é abundante em argila, o que permitiu o desenvolvimento da pozolana, a partir da calcinação do material. Além da criação de uma composição inovadora na indústria cimenteira no mundo, a pozolana é um material altamente sustentável: com o seu uso, a unidade reduziu em 50% as emissões de CO2, 40% de água, 25% da energia elétrica e 10% na geração de resíduos.

“O reconhecimento com o Prêmio Nacional da Inovação coroa um longo processo de inovação que vêm desde os anos 90, quando iniciamos as pesquisas com a pozolana artificial. Queremos dar a nossa contribuição para a economia regional, entregando produtos de excelência, inovadores e ecoeficientes”, completa Rabelo.

O Prêmio Nacional de Inovação é anual e reconhece empresas brasileiras que contribuíram para o aumento da competitividade do País por meio da inovação. A premiação também tem o apoio da Mobilização Empresarial da Inovação, SEBRAE, SENAI, Ministério da Ciência e Tecnologia, MBC e IEL.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *